Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

JOTEC

Campus Avançado Três Corações organiza II JOTEC

WhatsApp Image 2019 05 28 at 19.00.35Acontece no período de 05 a 07 de junho deste ano a segunda edição da Jornada Técnica do Campus Avançado Três Corações do IFSULDEMINAS (JOTEC). O evento tem como objetivos integrar discentes, docentes e comunidade externa; divulgar e discutir as produções interdisciplinares, demonstrando os conhecimentos adquiridos pelos estudantes em sala de aula; e oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolverem oralidade, criatividade e trabalho em equipe.

O tema desta edição é “Sustentabilidade: o futuro sob a perspectiva da interdisciplinaridade” e será abordado por meio de palestra e da Mostra de Produtos da Logística Reversa, organizada pelos discentes do curso de Logística.

Uma das integrantes da equipe organizadora, Solange Lima explicou que a JOTEC, evento que se iniciou em 2018, é uma iniciativa que partiu do grupo de professores com intenção também de viabilizar a aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho. “ A JOTEC tem como um dos objetivos a articulação entre a teoria e a prática, proporcionando aos estudantes a possibilidade de criação de networking com os patrocinadores, oportunidades para estágios curriculares, além do incentivo ao trabalho em equipe, desenvolvimento da oralidade, interatividade e criatividade – características essas, necessárias aos egressos dos cursos de gestão participantes deste evento”.

A coordenadora do curso técnico em Logística, Márcia Aparecida de Paiva Silva, também integrante da equipe organizadora, complementou que “ trata-se de uma inciativa para promover a integração dos discentes com a comunidade externa num contexto de compartilhamento de informações e experiências em aspectos gerenciais, empreendedores, comportamentais, considerando, ainda, a abordagem logística e comercial. O tema retratado na atual edição é um convite para a reflexão da importância e do comprometimento de todos para garantir recursos e condições de qualidade de para as gerações futuras”.

Programação

A programação conta com apresentações culturais, palestras, minicursos e apresentação dos trabalhos interdisciplinares, que visam a proporcionar ao público a integração teoria-prática. Para participar dos minicursos da II JOTEC é preciso realizar a inscrição, por meio do endereço: https://www.sympla.com.br/jotec. As inscrições começaram em 22 de maio e seguem até o preenchimento das vagas.

 Confira a seguir o conteúdo dos minicursos oferecidos: 

- Liderança e Motivação - Prof. Paulo Henrique Lopes

O curso desenvolverá habilidades necessárias de modo que consigam gerar resultados positivos, desenvolvendo estratégias de empoderamento profissional.

- Oratória - Rudney Ronaldo da Silva

Além de aprender a falar em público, no curso será ensinado: aprender como controlar o nervosismo no momento de fazer uma apresentação, como lidar com imprevistos, como planejar de maneira eficiente a sua palestra/discurso, etc.

- Como abrir o próprio negócio - Prof. João Paulo Máximo

A importância do autodesenvolvimento, identificar oportunidades, pesquisar o mercado, a importância do planejamento, são informações excelentes para o sucesso para abertura de um negócio.

- Redação e Preparação para o ENEM - Prof. Igor dos Santos Alves

O mini-curso abordará, de forma resumida e objetiva, conteúdos gerais relacionados à redação, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão apresentados os cinco critérios de correção da prova, com dicas para um bom desempenho em cada um deles e, consequentemente, uma escrita mais efetiva. Além disso, serão abordados os eixos temáticos mais recorrentes na prova, com exemplos de repertórios socioculturais, introdução/desenvolvimento/conclusão, bom uso de conectivos e possibilidades de abordagem de assuntos diversos, junto de indicação de leituras, filmes e séries que podem auxiliar a produção de um bom texto.

- Design Gráfico - Fábio Augusto Alves da Silva

Design Gráfico diz respeito à editoração de ilustrações. Aborda conhecimentos necessários para tratar, vetorizar e transformar desenhos gráficos, criar objetos, efeitos, textos, tabelas, bitmaps, além de aprender a finalizar arquivos para a web, para impressão e muito mais.

- Currículo e Entrevista - Prof. Marcelo Arteiro

Utilização do Marketing Pessoal como instrumento de construção de diferenciais competitivos sustentáveis para a inserção no mercado de trabalho ou a recolocação profissional. O curso também apresenta como construir um currículo profissionalmente atrativo e a maneira mais focada e objetiva de se participar de uma entrevista de emprego.

- Estresse e Doenças Psicossomáticas - Dr. Maurício Gadbem

Toda mudança significativa gera uma necessidade de adaptação por parte do organismo. Esta, por sua vez, exerce um papel determinante na patogênese do stress. À medida que o ser humano passa por mudanças, ele utiliza suas reservas de energia adaptativa. Consequentemente, pode enfraquecer sua resistência física e mental em certas circunstâncias, dando origem a inúmeras doenças psicossomáticas que podem ser interpretadas como tendo em sua gênese o stress emocional excessivo.

- Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos com App Inventor -Prof. Bruno Amarante Couto Rezende

Conhecer uma plataforma simples para o desenvolvimento de aplicativos. Mesmo pessoas que não trabalham com computação podem utilizar essa ferramenta simples e online. O objetivo do curso será construir um App simples explorando recursos da ferramenta.

- IOT: Conectando coisas - do fundamento a prática! - Prof. Carlos José dos Santos

Neste minicurso será apresentado e demonstrado como conectar dispositivos utilizando o Tinkercad e a plataforma Arduino: plataforma aberta, escalável, robusta e segura que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e implantação de soluções em IoT.

Finanças Pessoais - Prof. Benedito Geovani Martins Paiva

Ensina elaborar um plano que leva ao equilíbrio financeiro pessoal; apresenta práticas diárias e anuais que levam a uma folga financeira duradoura e fala como construir uma solidez financeira futura.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
29/05/2019

Notícias

JOTEC

Campus Avançado Três Corações organiza II JOTEC Acontece no período de 05 a 07 de junho deste ano a segunda edição da Jornada Técnica do Campus Avançado Três Corações do IFSULDEMINAS (JOTEC). O evento tem como objetivos integrar discentes, docentes e comunidade externa; divulgar e discutir as...

Olimpíada Brasileira de Biologia

Alunos do Campus Avançado de Três Corações se classificam para 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) No dia 22 de março, alunos dos cursos técnicos integrados participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2019. Trata-se de uma competição realizada em todo país com estudantes do...

IF Canta

Campus Avançado Três Corações realiza 1º Festival IF Canta  No dia 1º de dezembro, foi realizado no Campus Avançado Três Corações o 1º Festival IF CANTA. Trata-se de um evento com o objetivo de incentivar a prática e o conhecimento de instrumentos musicais, a execução em conjunto, a...

Fim do conteúdo da página