Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

O Campus

fachadas3coracoesokO Campus Avançado Três Corações faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. (Clique e confira a história do Instituto). Inicialmente vinculado ao Campus Pouso Alegre, fazia parte de um Projeto de Extensão denominado “Polo Circuito das Águas” que atendia aos municípios de Cambuquira, Caxambu, Itanhandu, São Lourenço e Carmo de Minas. Em 13 de dezembro de 2013, passou à denominação de campus avançado. A unidade ganhou sede própria com a aquisição do imóvel ocupado pelo antigo Colégio de Aplicação da Unincor pelo Instituto Federal.  A implantação desta unidade foi realizada com total apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Três Corações.

Quando ainda era Polo Circuito das Águas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais oferecia cursos técnicos presenciais em Mecânica, Logística e Enfermagem. A oferta dos cursos técnicos dentro dos eixos tecnológicos “Controle e Processos Industriais”, “Gestão e Negócios”, “Informação e Comunicação” e “Segurança”, mostrou-se oportuna e significativa para possibilitar a atuação junto aos segmentos industriais, comerciais e de serviços. Outro eixo tecnológico que atendeu às solicitações da comunidade tricordiana foi o eixo “Ambiente e Saúde” que responde às exigências geradas pelo perfil demográfico, epidemiológico e sanitário da região.

A partir de 2013, passou a ofertar também os cursos técnicos em Informática e Segurança do Trabalho. Atualmente, o campus oferece os cursos técnicos subsequentes nas áreas de Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho, Administração e Comércio. Em 2015, abriu turmas para os técnicos integrados ao ensino médio, inicialmente, nas áreas de Administração e de Informática e, posteriormente, na área de Mecânica. Ainda em 2015, abriu o MBA em Gestão Estratégica de Negócios e um Pós-Técnico em Urgência e Emergência. Em 2016, passou a oferecer mais uma pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e de Matemática. 

A adesão aos cursos do IFSULDEMINAS no município de Três Corações foi comprovada pela alta concorrência no vestibular, com média inicial de seis candidatos/vaga. Tais números comprovam a demanda da região pela oferta de um ensino público, gratuito e de qualidade.

O apoio irrestrito da Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias, principalmente de Educação e Desenvolvimento Econômico, viabilizou a implantação do campus no município. Inicialmente, foi celebrado, entre o IFSULDEMINAS e o município de Três Corações, um termo de cooperação técnica. Além da parceria com a prefeitura, o Campus Avançado Três Corações contou com importantes parceiras empresariais que, entre outros aspectos, possibilitaram ofertas de estágio aos estudantes.

Atualmente, a sede do Campus Avançado Três Corações é equipada com laboratórios de Informática, Enfermagem e Mecânica equipados. Além de melhorias na infraestrutura, como a constituição da biblioteca, o Instituto Federal do Sul de Minas investe na acessibilidade do Campus Avançado Três Corações, por meio da adequação de sua infraestrutura física e curricular, como a inclusão da disciplina da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a implementação de conteúdos que abordem políticas inclusivas em suas matrizes curriculares.

A Portaria Nº 505 de 10 de junho de 2014 altera a Portaria nº 331 que dispõe sobre os campi que integram a estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e passa a considerar como integrante o IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página