Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro
Equipe do Campus Três Corações conquista 1º lugar na Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro
A equipe GROUDON V2, formada pelos estudantes Eduardo Augusto dos Santos, Francisco Grossi de Mello Carvalho e Gabriel Donizete Juvenal de Andrade, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Três Corações, conquistou o 1º lugar na Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro, disputada nos dias 30 e 31 de outubro de 2025 em santa Rita do Sapucaí (MG). A equipe foi a vencedora na modalidade Combate de Robôs.
A competição, promovida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um projeto de educação para jovens do Ensino Médio que envolve competições de robótica, programação, segurança cibernética e engenharia biomédica nas cinco regiões do país. Neste ano, as disputas envolveram escolas do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Goiás e Alagoas.
Os estudantes de Três Corações disputaram a modalidade Combate de Robôs, que consiste na luta entre dois robôs em uma arena fechada, com o objetivo de nocautear o oponente ou deferir o maior número de golpes para alcançar a vitória. De acordo com o professor Gustavo de Souza Neves, orientador da equipe GROUDON V2, os alunos desenvolveram um robô de 454 gramas e, ao longo das etapas local, regional e nacional da competição, aprimoraram o projeto, redesenhando a estrutura do robô e produzindo novas peças em impressão 3D, como eixos, novas rodas e componentes da arma.
Nas disputas finais, o robô da equipe de Três Corações venceu competidores de escolas de Curitiba (PR) e Goiânia (GO), garantindo a 1ª colocação na modalidade. Um dos campeões, o estudante Eduardo Augusto dos Santos compartilhou como foi a experiência de participar e vencer a olimpíada. "Eu aprendi muito, inclusive em áreas além da automação e da robótica. Sinto que evoluí em trabalho em equipe, comunicação, planejamento, percepção, estratégia e pensamento crítico. Também desenvolvi habilidades técnicas, como soldagem, uso de máquinas de corte a laser e impressão 3D, montagem de circuitos e modelagem 3D. A vitória da equipe me mostrou o quanto o evento contribuiu para meu crescimento pessoal e profissional”.
No mesmo evento, a equipe também conquistou o 1º lugar na competição start_Engenharia Automação e Elétrica, competindo com finalistas de diversas instituições de ensino da região.

Redes Sociais