Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro
Início do conteúdo da página

Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro

Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2025, 09h55 | Última atualização em Segunda, 17 de Novembro de 2025, 10h11

Equipe do Campus Três Corações conquista 1º lugar na Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro

WhatsApp Image 2025 11 06 at 07.53.03A equipe GROUDON V2, formada pelos estudantes Eduardo Augusto dos Santos, Francisco Grossi de Mello Carvalho e Gabriel Donizete Juvenal de Andrade, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Três Corações, conquistou o 1º lugar na Olimpíada Nacional de Robótica Nativos do Futuro, disputada nos dias 30 e 31 de outubro de 2025 em santa Rita do Sapucaí (MG). A equipe foi a vencedora na modalidade Combate de Robôs.

A competição, promovida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um projeto de educação para jovens do Ensino Médio que envolve competições de robótica, programação, segurança cibernética e engenharia biomédica nas cinco regiões do país. Neste ano, as disputas envolveram escolas do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Goiás e Alagoas.

WhatsApp Image 2025 11 06 at 07.53.03 2Os estudantes de Três Corações disputaram a  modalidade Combate de Robôs, que consiste na luta entre dois robôs em uma arena fechada, com o objetivo de nocautear o oponente ou deferir o maior número de golpes para alcançar a vitória. De acordo com o professor Gustavo de Souza Neves, orientador da equipe GROUDON V2, os alunos desenvolveram um robô de 454 gramas e, ao longo das etapas local, regional e nacional da competição, aprimoraram o projeto, redesenhando a estrutura do robô e produzindo novas peças em impressão 3D, como eixos, novas rodas e componentes da arma.

Nas disputas finais, o robô da equipe de Três Corações venceu competidores de escolas de Curitiba (PR) e Goiânia (GO), garantindo a 1ª colocação na modalidade. Um dos campeões, o estudante Eduardo Augusto dos Santos compartilhou como foi a experiência de participar e vencer a olimpíada. "Eu aprendi muito, inclusive em áreas além da automação e da robótica. Sinto que evoluí em trabalho em equipe, comunicação, planejamento, percepção, estratégia e pensamento crítico. Também desenvolvi habilidades técnicas, como soldagem, uso de máquinas de corte a laser e impressão 3D, montagem de circuitos e modelagem 3D. A vitória da equipe me mostrou o quanto o evento contribuiu para meu crescimento pessoal e profissional”.

No mesmo evento, a equipe também conquistou o 1º lugar na competição start_Engenharia Automação e Elétrica, competindo com finalistas de diversas instituições de ensino da região.

Texto: Professor Gustavo de Souza Neves, com revisão da Dicom
Data: 17/11/2025
Fim do conteúdo da página