Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Visita técnica - Asta
Início do conteúdo da página

Visita técnica - Asta

Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2025, 13h04 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2025, 13h23

Alunos do curso Técnico em Mecânica do IFSULDEMINAS – Campus Três Corações realizam visita técnica à empresa Asta

tco 4 ok

 

No dia 9 de outubro, os alunos do 4º módulo do curso Técnico em Mecânica Subsequente do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Três Corações participaram de uma visita técnica à empresa Asta, referência regional na fabricação de fios e cabos de cobre para motores, transformadores e geradores.

tco 2Acompanhados pelos professores Adriano Cássio Baldim e Tiago Rocha Melo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo da empresa — desde a fundição e trefilação do cobre até as etapas de controle de qualidade e ensaios laboratoriais. Durante a visita, puderam observar na prática a aplicação de diversos conteúdos estudados ao longo do curso, como Segurança do Trabalho, Processos de Fabricação, Metrologia, Gestão da Produção e Qualidade e Tecnologia dos Materiais.

tco 1O grupo foi recebido em um ambiente seguro, organizado e acolhedor, o que reforçou a importância das boas práticas de gestão e da valorização dos colaboradores dentro do setor industrial. Segundo os professores Tiago e Adriano, a experiência contribuiu de forma significativa para a formação dos futuros técnicos. “O contato direto com o ambiente industrial inspira a busca pela excelência e fortalece a formação técnica e humana dos nossos estudantes”, destacaram os docentes.

tco 3A visita técnica faz parte das ações pedagógicas do curso e tem como objetivo aproximar o aprendizado teórico da realidade do mercado, proporcionando aos alunos vivências práticas e uma compreensão mais ampla sobre os desafios e as oportunidades do setor mecânico.

Texto e fotos: Adriano Cassio Baldim
Revisão: Dicom IFSULDEMINAS

 

 

Fim do conteúdo da página