Recital
Recital de Flauta marca evento no Campus Três Corações
O IFSULDEMINAS – Campus Três Corações realizou, no dia 20 de março de 2025, um recital de flauta com a participação do músico Rafael Ribeiro, professor do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). O evento ocorreu no auditório do Atalaia e reuniu estudantes e servidores para uma apresentação musical e reflexão sobre a arte na educação.
Durante o recital, a professora Sandra Maria da Conceição, primeira professora de Rafael Ribeiro e convidada especial do evento, foi homenageada pelos músicos. A iniciativa reforçou a importância da formação artística e acadêmica no campus. O repertório incluiu peças eruditas interpretadas por Rafael Ribeiro, que também compartilhou informações sobre as composições e sua trajetória profissional. Os estudantes destacaram a experiência como marcante e educativa.
O evento foi organizado pelo Departamento de Linguagens, com o apoio dos professores Aline Torres, Amauri Antunes (responsável pela iluminação e som), Emanuela Silva (coordenadora da comissão organizadora), Igor Alves (coordenador de Cultura) e Lourdes Ribeiro (coordenadora do grupo de pesquisa Plastissom). Além disso, teve a participação de estudantes vinculados aos projetos culturais do campus, como o Coral Vozes do Coração, o projeto Encantoria e o grupo de pesquisa Plastissom.
Após a apresentação, foi realizada uma reunião para dar início às atividades musicais do ano letivo, incluindo a reestruturação do Coral Vozes do Coração, com a presença de Rafael Ribeiro e Sandra da Conceição. O evento integra as ações culturais do campus, que busca promover o envolvimento dos alunos com a música e outras manifestações artísticas.
Texto:Dicom IFSULDEMINAS
Com informações: Professora Emanuela Silva
Confira o artigo sobre o evento escrito pela professora Emanuela Silva:
"O dia 20 de março de 2025 ficou na história do Campus Três Corações. Tivemos o privilégio de receber em nosso Campus o músico Rafael Ribeiro, que é flautista e professor do ICA- UFC (Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará). O recital foi realizado no auditório do Atalaia e contou com o público formado por discentes e servidores do Campus.
A professora Sandra Maria da Conceição (tricordiana) - primeira professora de Rafael e da professora Emanuela Silva, convidada especial e homenageada da tarde! Fez lembrar o conto Olhos d'água (Conceição Evaristo). A narradora fala da importância de honrarmos nossa ancestralidade e Rafael Ribeiro e a professora Emanuela Silva, trazem à cena sua Yabá musical! Isso corrobora para a missão do IFSULDEMINAS que é "Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais.”
Humanizar é promover a convivência entre pessoas! Ao homenagear a professora Sandra os músicos dão exemplo de humanismo e fraternidade, incutindo nos jovens esse olhar afetivo tão característico do "ser" humano e tão pouco valorizado nos dias atuais.
O repertório erudito e a concentração do público (faixa etária entre 14 e 18 anos em sua maioria) foi um destaque. Na saída, o bolsista dos projetos musicais do campus, Luis Otávio Perroni, escutou entre os colegas comentários como: "não conhecia nenhuma música, mas não conseguia parar de ouvir" ; "nunca havia ido a um recital e me senti como se estivesse em um grande teatro de uma capital"; "esse tipo de música não se ouve todos os dias, achei incrível como o flautista parecia brincar com o instrumento,como a violonista conseguia tocar aquelas melodias com tanta facilidade e como tudo estava em harmonia".
Foram inúmeros comentários e os sentimentos citados pelos alunos após o recital eram de alegria, satisfação, êxtase, calma, entusiasmo, esperança. Isso se deve ao fato de Rafael realizar um concerto didático, em que, com maestria, tocava e fazia um breve histórico das peças e de seus autores. Também contou sobre sua vida pessoal de luta e superação - de menino de periferia a doutor em música pela Universidade de Missouri- Kansas City.
O poder que a música tem ultrapassa as salas de aula e afeta diretamente todos que a experienciam. Esse tipo de projeto é comum no Campus Três Corações e traz um diferencial para o campus, tendo um índice de aprovação de quase 80 % entre os discentes.
O evento foi realizado pelo IFSULDEMINAS - Campus Três Corações e contou com o apoio do departamento de Linguagens formado pelos professores Aline Torres, Amauri Antunes( responsável pela iluminação e som do recital), Emanuela Silva (coordenadora da Comissão), Igor Alves (coordenação de Cultura do Campus), Lourdes Ribeiro (coordenadora do grupo de pesquisa Plastissom); pela coordenação de Cultura - professor Igor Alves; pelos projetos Coral Vozes do Coração - regente voluntária Aliciane Rodrigues, pelo Projeto Encantoria e por discentes e colaborador que participam desses projetos: Augusto Matheus (colaborador externo), Rafael Moreira (discente do 2º ano de mecânica) e Wellyton Matias (3º ano de administração) e Luis Perroni (2º ano de mecânica e bolsista PIBICEM-CNPQ) que foi mestre de Cerimônia do evento.
Importante destacar que após o recital foi retomado as atividades musicais do Campus com uma reunião que contou com alunos interessados em participar da nova geração do Coral Vozes do Coração. Rafael Ribeiro e Sandra da Conceição participaram deste "pontapé inicial", abrilhantando e incentivando ainda mais nossos jovens a participarem da música e se deixarem seduzir por ela".
Texto: Professora Emanuela Silva
Redes Sociais