Literatura
Projeto Realismo em foco: da literatura para a realidade contemporânea.
Na era das redes sociais, ensinar o aluno (gostar de) Literatura é um dos grandes desafios dos professores de Língua Portuguesa. Com esse objetivo, as professoras Emanuela Francisca e Aline Torres, do IFSULDEMINAS Campus Três Corações, desenvolveram com os alunos dos segundos anos do ensino médio integrado o projeto “Realismo”: em foco: da literatura para a realidade contemporânea.
A culminância do projeto
As obras “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “O Alienista”, de Machado de Assis, foram objetos de estudo das três turmas. O projeto foi dividido em duas partes: na primeira parte, cada turma participou de um seminário. O 2º Mecânica ficou responsável por ler a obra “O Alienista”; o 2º Informática leu “Dom Casmurro” e o 2º Administração, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Cada turma foi dividida em três grupos para apresentação na culminância do projeto, que ocorreu no dia 09/10, no auditório do Atalaia, onde os estudantes desenvolveram trabalhos em três eixos temáticos: teatro, música e exposição de fotografias retratando a escola literária Realismo.
Na música, os grupos escolheram as seguintes canções: “Cálice”, de Chico Buarque; “O tempo não para”, de Cazuza; e “Vítimas da Sociedade”, de Bezerra da Silva. Os três grupos se apresentaram ao vivo e os alunos se revezaram ora no vocal, ora no instrumental, fazendo um show à parte para todos que prestigiaram o evento.
O aluno Wellyton Matias comentou que a escolha da música foi propícia ao momento que estamos vivendo. Já o aluno Emamuel Coelho afirmou: “Nossa realidade continua a mesma que é retratada na canção ‘O tempo não para’. Estamos no século XXI e a desigualdade social ainda persiste”.
No teatro, dois grupos fizeram uma dramatização resumida das obras “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e o “Alienista”. Na primeira, os alunos do 2ª Administração tentaram demonstrar o narrador irônico e melancólico proposto por Machado de Assis e na segunda obra, com muita irreverência e uma pitada de humor, os alunos do 2º Mecânica apresentaram João Bacamarte e a crítica machadiana ao Cientificismo e ao Positivismo do século XIX. Já os alunos do 2º Informática encenaram com muita perspicácia a desconfiança e o ciúme de Bentinho, trazendo à tona a eterna dúvida: Capitu traiu ou não o marido?
A aluna Flávia Machado, do 2º Administração relatou: “Ensaiamos várias vezes, mas valeu a pena! Conseguimos retratar a obra de maneira bem realista”.
Quanto às exposições fotográficas, os grupos tiveram como tema: arquitetura hostil (2º Administração), Arte Realista (2º Mecânica) e desigualdade social (2º Informática).
Para o aluno João Gabriel Françozo, “Os bancos das praças mostrados nas imagens demonstram a tentativa de inibir que as pessoas deitem nas praças. Até no que é público há privação de direitos”.
Agradecemos à professora Aline Morel e ao professor Tadeu Vilela pela colaboração na culminância do projeto.
Texto e imagens: Aline Torres e Emanuela Francisca
Confira as fotos:
Redes Sociais