Página inicial > Notícias > Visita guiada ao campus

Visita guiada ao campus

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 09h42 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 09h46

Estudantes do Prepara IFSULDEMINAS Participam de Visita Guiada ao Campus Três Corações

WhatsApp Image 2024 09 02 at 16.27.48No dia 02 de setembro de 2024, os alunos do projeto Prepara IFSULDEMINAS - cursinho preparatório para o vestibular do IFSULDEMINAS destinado a estudantes de escolas públicas da região - participaram de uma visita guiada às instalações do campus Três Corações. A atividade faz parte do Projeto e teve como objetivo aproximar os alunos da estrutura e funcionamento das duas unidades do campus, oferecendo uma visão completa do ambiente escolar.

WhatsApp Image 2024 09 02 at 16.36.47 1A visita teve início na Unidade II – Atalaia, onde os estudantes conheceram setores essenciais do campus, como assistência ao educando, núcleo de apoio especializado, áreas administrativas, complexo esportivo, refeitório e laboratórios do curso de mecânica. Durante o tour, os alunos puderam entender como funcionam os auxílios estudantis, os serviços de apoio ao aluno, as práticas pedagógicas e administrativas, além das aplicabilidades dos laboratórios nas disciplinas técnicas e as atividades esportivas oferecidas.

Segundo Nádia Oliveira da Rosa Juzinskas, assistente social do campus, "a visita foi uma experiência enriquecedora, ao ver esses alunos, vindos de famílias em vulnerabilidade econômica e social, acessando nossa instituição e sonhando em estudar no IF, uma instituição de ensino pública e de qualidade".

WhatsApp Image 2024 09 02 at 16.30.51 1Após um lanche, os estudantes seguiram para a Unidade I – Chácara das Rosas, onde tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de informática, química, biologia, física, matemática e o Espaço Maker. Nesse local, eles conversaram com um aluno bolsista do projeto de mentoria do Espaço Maker, que explicou a aplicabilidade e funcionalidade desse espaço de pesquisa e inovação.

A visita também incluiu setores como a secretaria, o núcleo de tecnologia da informação e a biblioteca. Nesses locais, os alunos aprenderam sobre o processo de seleção do vestibular, as opções de cotas e as etapas de inscrição, além do funcionamento do acervo da biblioteca e o uso dos espaços de estudo com acesso a computadores.

Juliana Attilio, enfermeira do campus, destacou a importância de conhecer o processo de inscrição: "Foi muito importante para os alunos entenderem a dinâmica de inscrições e documentos necessários, para que não percam a oportunidade de participar do vestibular". Para Sofia Rodrigues, aluna de uma escola pública de Três Corações, a visita foi inspiradora: "A equipe do IF é sensacional, me senti muito acolhida. Conhecer as instalações, os laboratórios e os projetos desenvolvidos pelos alunos foi incrível. Não vejo a hora de fazer parte do IFSULDEMINAS como aluna". José Gabriel Costa Vicente, outro estudante do projeto, também ficou entusiasmado: "A visita foi boa, fui bem recebido e quero muito fazer o curso de mecânica se passar na prova".WhatsApp Image 2024 09 02 at 16.52.01 2

A visita guiada proporcionou aos estudantes uma visão ampla do funcionamento do Campus Três Corações, incentivando o sentimento de pertencimento ao IFSULDEMINAS e motivando-os a participar do processo seletivo de 2024. Além disso, o evento reforçou a importância de um ensino público de qualidade, com infraestrutura e suporte adequados para garantir o sucesso escolar.

Texto e informaçõesBruno Weber Ribeiro
Revisão: Dicom IFSULDEMINAS