Página inicial > Notícias > Encantoria em BH

Encantoria em BH

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 10h46 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 11h11

Grupo Encantoria, do Campus Três Corações, se apresenta em Seminário Internacional em Belo Horizonte

EncantoriaGrupo3No último sábado (31/08), o Grupo Encantoria, fruto do projeto “Professor Visitante e Plastissom II: Sustentabilidade e Diversidade Cultural Através da Prática Musical”, participou e coordenou o Sarau de encerramento do I Seminário Internacional Ensino de Português em Contextos de Bilinguismo e Plurilinguismo. O evento, promovido pelo Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, foi realizado em Belo Horizonte.

Coordenado pela professora Emanuela Silva, do IFSULDEMINAS – Campus Três Corações, o projeto tem como objetivo principal propiciar a educação pela música e, como compromisso de pesquisa, perceber as relações entre cognição e música. Durante o seminário, pesquisadores renomados do Brasil e de Portugal, além de estudantes e professores, discutiram temáticas relacionadas ao ensino do português em contextos bilíngues e plurilíngues.

O Grupo Encantoria, formado pela vocalista Aliciane Rodrigues, pelo professor Rafael Marin (violeiro e responsável musical), pela professora Emanuela Silva (flauta), pelo percussionista Augusto Matheus e pelo estudante Wellyton Cassiano (violão), apresentou um repertório diversificado que encantou a plateia multicultural, composta por haitianos, colombianos, portugueses e brasileiros. Confira o repertório da apresentação:

Primeira Parte (Instrumental):

Captura de tela 2024 09 03 105043Viola caipira: Rafael Marin
Violão: Wellyton Matias
Percussão: Augusto Matheus

1. Flôr do Guapé (Levi Ramiro)
  2. Chega Mais (Gedeão da Viola)
  3. Pau Brasil (Gedeão da Viola)
  4. Barranca do Rio (Mazinho Quevedo)
  5. Piolho de Cobra (Braz da Viola)
  6. Sanfoneiro Folgado (Mário Zan)
  7. Assanhadinho (Gedeão da Viola)
  8. La Barca (Roberto Cantoral)
  9. Guantanamera (Joseíto Fernandez e Julian Orbón)

Segunda Parte (Grupo Completo):

Captura de tela 2024 09 03 104457Viola caipira: Rafael Marin
Violão: Wellyton Matias
Percussão: Augusto Matheus
Flauta transversal: Emanuela Silva
Vocal: Aliciane Rodrigues

1. Cio da Terra (Chico Buarque e Milton Nascimento)
  2. Senhorinha (Guinga)
  3. Correnteza (Luiz Bonfá e Tom Jobim)
  4. La Barca (Roberto Cantoral)
  5. A Violeira (Chico Buarque e Tom Jobim)
  6. Xote das Meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
  7. Ai Que Saudade d'ocê (Vital Faria)
  8. Eu Só Quero um Xodó (Dominguinhos e Anastácia)

O público presente foi cativado pela apresentação, resultando em intensos aplausos e um convite para uma nova performance. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Encantoria, acesse o perfil oficial do grupo no InstagramConfira os vídeos da apresentação neste link.

Texto: Nucom
Revisão: Dicom IFSULDEMINAS