Página inicial > Notícias > Bolsas Tutoria

Bolsas Tutoria

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 17h41 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 17h54

Aberto Processo Seletivo de Bolsas na UFG a estudantes do IFSULDEMINAS campus Avançado Três Corações

Estudantes do IFSULDEMINAS campus Avançado Três Corações podem concorrer a bolsas para tutoria na Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto “Sistema Inteligente para Auxílio de Ações para Redução da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica” é coordenado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CExIA) da UFG e oferece 5 bolsas para alunos dos cursos técnicos em Administração e de Mecânica Integrado ao Ensino Médio do campus Avançado Três Corações.

Confira o edital:
EDITAL RETIFICADO Nº 01 AO EDITAL CTS Nº 03/2024
EDITAL CTS Nº 04/2024

Quem pode participar: alunos regularmente matriculados nos cursos Técnico Administração e Mecânica Integrado ao Ensino Médio.

Inscrições: a inscrição será feita exclusivamente pelo Formulário de Inscrição, entre os dias 21 de março de 2024 às 17h (horário de Brasília) a 01 de abril de 2024 às 23h59 (horário de Brasília).

• Por meio do formulário eletrônico, o(a) candidato(a) submeterá um único documento (em formato PDF) com uma breve justificativa para sua candidatura à vaga descrita no Anexo I, juntamente com o histórico escolar atualizado.

• O(a) candidato(a) deve ter acesso à internet e a dispositivo com câmera, bem como disponibilidade de 12 horas semanais para atendimento a estudantes nas atividades de tutoria, presencial ou de forma online, sem prejuízo às demais atividades acadêmicas.

Resultado preliminar: o Resultado Preliminar será divulgado no dia 08 de abril de 2024, após às 14h (horário de Brasília).

Prazo para recurso: após a divulgação do resultado preliminar, o(a) candidato(a) poderá interpor recurso ao resultado preliminar no dia 09 de abril de 2024, exclusivamente pelo Formulário de Recurso.

Resultado Final: o resultado final, após análise de recursos, será divulgado no dia 11 de abril de 2024 após às 14h (horário de Brasília) por meio do endereço: Resultado Final do Edital.

Sobre a bolsa: a bolsa de Tutoria será paga exclusivamente ao aluno tutor, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) mensais, mediante lançamento de crédito, em conta corrente, de titularidade do próprio aluno durante o período da bolsa.

• A bolsa somente será paga no valor total do mês de referência. Assim, as substituições de bolsistas deverão respeitar o fechamento do mês.

• A duração da bolsa será de 6 (seis) meses, podendo, em caso de haver disponibilidade financeira, ser prorrogada.

• A bolsa pode ser interrompida a qualquer momento, antes do prazo, por indisponibilidade financeira ou não cumprimento das obrigações por parte do(a) bolsista.

• As atividades exercidas pelos bolsistas não gerarão vínculo empregatício de qualquer natureza com o CExIA ou com o Instituto Federal ao qual o estudante esteja vinculado.

Obrigações: ao(à) tutor(a) selecionado(a) caberá OBRIGATORIAMENTE:

a) assinar o Termo de Compromisso;

b) participar integralmente de todas as Formações de Tutores ofertadas pelo CExIA, compreendendo a participação ativa (com câmera aberta) durante os encontros síncronos e a elaboração e revisão do Plano de Atuação a ser realizado ao final da formação. A não participação integral no Curso de Formação sem justificativa acarretará no desligamento imediato do projeto.

c) Enviar, em até 72 horas, justificativa amparada pelo Decreto-lei Nº 1.044/69, em caso de ausência em algum encontro síncrono de formação;

d) desenvolver suas atividades previstas no Plano de Atuação, conforme as normas e instruções definidos pelo projeto da CExIA e supervisores(as) locais;

e) manter comunicação frequente com os supervisores locais, equipe da Rede ASA e suporte técnico da Plataforma Sissa;

f) realizar os registros de intervenções na Plataforma Sissa e mantê-los atualizados semanalmente;

g) cumprir a carga horária de 12 horas semanais e o cronograma de atividades definidos pelo supervisor(a) local, devendo justificar, à Supervisão Local, ausências e dificuldades no cumprimento dessas atividades;

h) informar por escrito à Supervisão Local em caso de impedimentos de qualquer natureza para realizar suas atividades ou em caso de desistência da bolsa;

i) O(a) bolsista que, porventura, for substituído deverá manter atualizados os registros na Plataforma SISSA até a data de seu desligamento do projeto, sob pena de devolver os valores recebidos referentes ao período em que percebeu a bolsa.

As informações contidas nessa notícia não eximem o candidato da leitura do Edital na íntegra