Página inicial > Notícias > Governo Federal anuncia novo campus do IFSULDEMINAS

Governo Federal anuncia novo campus do IFSULDEMINAS

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 15h57 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 15h57

Cidade de Itajubá foi escolhida pelo Governo Federal para receber o novo campus do IFSULDEMINAS

Anúncio foi feito durante cerimônia com o presidente Lula, em Belo Horizonte (MG)

3Nesta quinta-feira (08/02), ocorreu na capital mineira a cerimônia de apresentação do balanço de ações e investimentos do Governo Federal em Minas Gerais para 2024. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, do governador do Estado mineiro, Romeu Zema, além de ministros de Estado e outras autoridades.

Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que as propostas de obras públicas de infraestrutura anunciadas hoje começaram a ser construídas na primeira reunião do governo com os 27 governadores brasileiros, ainda em 2023. Na ocasião, as lideranças indicaram as obras mais importantes para serem realizadas em cada estado.

Coube ao Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, o anúncio das obras do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro informou que serão investidos R$ 121,4 bilhões em Minas Gerais. O investimento ocorrerá em rodovias e aeroportos; na cultura e patrimônio histórico; em crédito a agricultores; em obras de saneamento básico e drenagem; na geração de energia limpa e renovável; na aquisição de equipamentos e obras em unidades de saúde e hospitais universitários; e na reestruturação e expansão da Educação Básica e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT).

1O Ministro da Educação, Camilo Santana, forneceu mais detalhes sobre as ações ligadas à área e revelou que o Governo Federal vai investir R$ 1,3 bilhão na educação de Minas Gerais. Os recursos serão utilizados para a retomada de obras da educação básica; construção e ampliação de hospitais universitários; lançamento do programa de incentivo financeiro-educacional para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público (Pé-de-Meia); novas unidades e melhoria da infraestrutura dos Institutos Federais.

Sobre a consolidação, reestruturação e expansão da RFEPCT, foram anunciados oito novos campi mineiros. As unidades serão instaladas nas cidades de Belo Horizonte, Bom Despacho, João Monlevade e Sete Lagoas (IFMG); Minas Novas e Caratinga (IFNMG); São João Nepomuceno (IFSUDESTEMG); e Itajubá (IFSULDEMINAS).

Conquista

2O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, esteve presente na cerimônia e comemorou com entusiasmo a conquista do novo campus do IFSULDEMINAS em Itajubá. "Este é um momento simbólico e marcante para a nossa história. Há dez anos, não tínhamos a ampliação do IFSULDEMINAS, apesar das demandas constantes de prefeituras neste sentido. Ter um campus do IFSULDEMINAS em Itajubá é uma grande conquista para a nossa instituição e para a cidade de Itajubá, cuja microrregião não estava sendo atendida pela RFEPCT. A partir deste anúncio do governo, iremos ainda neste ano prospectar junto às autoridades locais possíveis lugares para receber o IFSULDEMINAS. Iremos também programar audiências públicas para levantar as demandas sociais e empresariais sobre eixos e cursos a serem ofertados. A ida do Instituto para a cidade acarretará em muitos benefícios, como a oferta de ensino profissional de qualidade, novas vagas de emprego (será necessário realizar concurso público para preencher diversas vagas de docentes e de técnicos administrativos), entre muitos outros", destacou o reitor.

Acompanharam o reitor na cerimônia: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; o diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Luis Adriano Batista; os diretores-gerais dos campi Inconfidentes, Poços de Caldas, Carmo de Minas e Três Corações, Luiz Flávio Reis Fernandes, Rafael Coelho Neves, João Olympio de Araújo Neto e Carlos José dos Santos, respectivamente; além dos membros da gestão do Campus Inconfidentes, Fernando da Silva Barbosa e Marcos Roberto dos Santos.

4Itajubá

Localizada no Sul de Minas Gerais, a cidade de Itajubá foi fundada em 19 de março de 1819 e emancipada em 27 de setembro de 1848. De acordo com o Censo, o município possui 93.073 habitantes (2022), 18 estabelecimentos de Ensino Médio (2021) e um PIB per capita de R$ 33.630,33 (2021).

Texto: Renata Silveira
Foto de Itajubá: site da Prefeitura Municipal de Itajubá