Página inicial > Notícias > Vestibular 2024

Vestibular 2024

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 17h11 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 17h36

Campus Avançado Três Corações recebe mais de 480 estudantes para o vestibular 2024

Na manhã do último domingo (10/12), 482 candidatos estiveram no Campus Avançado Três Corações para realizarem a prova do vestibular de cursos técnicos integrados e subsequentes do Instituto Federal do Sul de Minas. O número de abstenções no processo seletivo foi de 89 pessoas, ou seja, 16% dos concorrentes não compareceram para a prova.

Os portões do Instituto foram abertos às 07h30 e as provas, iniciadas às 8h45. A prova para o Técnico Integrado envolveu 50 questões de múltipla escolha, 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Já o exame para os cursos superiores trouxe questões de Matemática, Língua Portuguesa, Química, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira e Redação.

A Comissão de Processo Seletivo (Copese) do Campus Avançado Três Corações contou com a colaboração de cerca de 69 servidores/colaboradores, distribuídos entre fiscais, aplicadores e equipe de limpeza.

Antes da prova, as candidatas Evelyn Laiany e Estela Lima, candidatas ao curso técnico em informática integrado ao ensino médio, residentes na cidade de São Bento Abade, relataram sobre o nervosismo antes de fazer a prova: “dá um frio na barriga”, mas que estavam otimistas pois haviam se preparado. Contaram sobre a expectativa, caso sejam aprovadas: “um ambiente diferente do que a gente está acostumada, conhecer novas pessoas, sair da cidade, acho que vai ser bem legal!”.

Para a estudante de Belo Horizonte, Bruna Lacerda, candidata ao curso técnico em informática, apesar do nervosismo de fazer uma prova em outra cidade, ter se dedicado aos estudos garante confiança e expectativa positiva: “Estudei, me preparei, acho que tenho uma chance”, comenta. Ela conta que, se aprovada, imagina que será uma experiência interessante, pois estará em um colégio técnico, diferente dos convencionais, e que se sente curiosa para saber como serão as aulas do curso que escolheu, pois imagina que será muito interessante.

E a expectativa para prestar a prova não era apenas do candidato, mas de toda a família. Edilaine Toledo acompanhou a filha Ana Julia Toledo, candidata ao curso técnico em administração integrado ao ensino médio. Edilaine, que estava acompanhada do esposo, contou sobre a emoção da família em estar acompanhando a filha nesta etapa e sobre o processo de preparação para a prova: “a gente fica ansioso, levantamos cedo, arrumamos tudo direitinho com antecedência, os documentos, o lanchinho para a hora da prova, repassamos várias vezes.. e a expectativa é positiva , ela estudou, se preparou, é uma área que ela gosta. E ela está muito ansiosa para dar certo [...] acredito que a gente fez tudo para dar certo [...] então a gente espera que o resultado seja positivo”.

Com 4 horas de duração total, as provas foram muito comentadas pelos participantes que finalizavam o processo e se reuniam fora dos portões do instituto.

A vestibulanda Thaylla Awyane, candidata ao curso técnico em administração integrado ao ensino médio, achou o nível de dificuldade da prova médio e comentou que teve mais facilidade com as questões de língua portuguesa. Sobre a expectativa de aprovação, afirmou: “para mim vai ser perfeito!”.

Para Edezio Gabriel dos Santos Azevedo, candidato ao curso técnico em informática integrado ao ensino médio, a prova não foi muito difícil, entretanto, ele se sente apreensivo em relação ao resultado, já que estudar no instituto é um sonho: ‘poder estudar no IFSULDEMINAS representa uma grande oportunidade de crescimento educacional, profissional e pessoal para mim”, concluiu.

Neste processo seletivo, o Campus Avançado Três Corações oferta 90 vagas para os cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Mecânica e 30 vagas para os subsequentes em Mecânica.

Texto: informações da Prof.ª Aline Pereira Sales Morel
Data: 13/12/2022