Página inicial > Notícias > Estudantes dos cursos técnicos em comércio e logística visitam a empresa Carmo Coffes

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h51 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h53

Estudantes dos cursos técnicos em comércio e logística do Campus Avançado Três Corações visitam a empresa Carmo Coffes

IMG 0822.JPGEstudantes das turmas dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e Logística do Campus Avançado Três Corações realizaram no dia 28 de junho uma visita técnica à empresa Carmo Coffees, localizada nas margens da Rodovia Fernão Dias, em Três Corações.

A visita foi organizada pela coordenadora do curso técnico em comércio, Prof. Leiziane Ázara, e teve como principal objetivo apresentar aos estudantes os processos logísticos e comerciais de armazenamento, distribuição, expedição e exportação da Carmo Coffees. Além disso, a visita também permitiu aos participantes conhecer a economia e as transações inerentes à comercialização de cafés especiais.

A Carmo Coffes atua na comercialização de cafés para o mercado interno e externo, com produção própria e fornecimento feito por produtores da região. A empresa tem clientes em vários países do mundo e recebe, periodicamente, representantes internacionais. Os principais países importadores do café comercializado pela Carmo Coffees são Japão e Estados Unidos. A localização foi estrategicamente definida em função das potencialidades logísticas, pois fica a cerca de 300 km de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na visita foi destacada, também, a potencialidade em relação ao aeroporto de Guarulhos, cuja estrutura é utilizada para a exportação de cafés especiais.

Durante a visita, que foi acompanhada pelas professoras Márcia Paiva e Roberta Fernandes, os estudantes puderam percorrer os ambientes da empresa, passando desde a portaria e estacionamento até os espaços para carregamento e descarregamento, prédio administrativo, laboratório de análise, sala de prova, armazém de café e de embalagens. O armazém visitado tem capacidade para armazenamento de mais de 160 mil sacas de café e conta com estrutura e equipamentos capazes de promover o carregamento de, em média, 12 contêineres de carga diariamente. O espaço conta, também, com estrutura para recepção de motoristas e uma sala de jogos para colaboradores e motoristas.

Durante a visita chamou a atenção dos visitantes a forma como as instalações da empresa foram cuidadosamente desenvolvidas, em um design arquitetônico inovador e aconchegante. Como reconhecimento, a Carmo Coffees conquistou o Prêmio Building of the Year 2023, na categoria Arquitetura Industrial. Na perspectiva social, a empresa também se mostrou envolvida em ações nas áreas de esporte e cultura, atendendo a mais de 350 crianças no município de Carmo de Minas, onde a empresa foi criada há cerca de 15 anos.

Conforme destacado pela Prof. Márcia Paiva, coordenadora do curso técnico em logística, a visita trouxe importantes aprendizados acerca dos processos organizacionais. Como exemplo ela destaca os cuidados com limpeza de máquinas, equipamentos, estrutura física, embalagens e veículos de transporte. Pontua, ainda, que para além das operações, também chama a atenção a importância estratégica da comunicação e do fluxo de informação entre empresa, clientes e fornecedores, para obtenção de bons resultados pela empresa.

Texto: Prof. Márcia Aparecida de Paiva Silva
Revisão: Núcleo de Comunicação IF Três Corações