Página inicial > Notícias > Processo seletivo 2023/1º - Dia de prova

Processo seletivo 2023/1º - Dia de prova

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 16h56 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 17h01

Campus Avançado Três Corações recebe mais de 470 candidatos para a prova do vestibular 2023

Candidatos antes da prova Unidade AtalaiaNa manhã do último domingo (11/12), 473 candidatos estiveram no Campus Avançado Três Corações para realizarem a prova do vestibular de cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Sul de Minas. O número de abstenções no processo seletivo foi de 77 pessoas, ou seja, 16% dos concorrentes não compareceram para a prova. Do total de candidatos, cinco receberam atendimento especializado, como prova ampliada, ledor e transcritor, tempo extra, dentre outros.

Os portões do Instituto foram abertos às 07h30 e as provas, iniciadas às 8h45. A prova para o Técnico Integrado envolveu 50 questões de múltipla escolha, 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Já o exame para os cursos superiores trouxe questões de Matemática, Língua Portuguesa, Química, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira e Redação.

Antes da prova, as candidatas Flávia Machado, de Três Corações, e Ana Clara Rezende, de São Bento Abade, disseram que estavam animadas para realização da prova, mas um pouco ansiosas e receosas também. Já Ana Clara Ferreira, também de São Bento Abade, contou que se preparou bem para o teste e que se sentia confiante. As candidatas contaram que estudar no IF representa para elas uma grande oportunidade.

A expectativa para prestar a prova não era apenas do candidato, mas de toda a família. Paula Fernandes contou que é a primeira experiência do filho com uma prova de vestibular, o que tem gerado em toda família grande expectativa. Ela acompanhou, junto com o esposo, o filho até o local da prova e ressaltou a importância do apoio familiar neste momento. Paula ainda mencionou que cursar o Técnico em Mecânica em uma instituição renomada como o IF é uma grande oportunidade para o filho.

As duas últimas candidatas a sair do local da prova foram Ana Luiza Costa e Ana Clara Souza, ambas de Três Corações. Elas ressaltaram que a matéria da prova estava de acordo com o que constava no site e também com o que foi visto ao longo dos anos na escola e que envolvia bastante interpretação. Ambas declararam estar com boa expectativa em relação ao resultado.

O coordenador da Copese, Olímpio Augusto Carvalho Branquinho, comentou que o processo foi tranquilo, com apenas ocorrências de candidatos que não chegaram dentro do horário permitido e, infelizmente, foram impedidos de fazer a prova, além de candidatos que esquecerem o documento, sendo que, neste caso, foi adotado o procedimento padrão. Quanto aos servidores/colaboradores, houve 51 pessoas envolvidas no processo seletivo.

Neste processo seletivo, o Campus Avançado Três Corações oferta 90 vagas para os cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Mecânica e 70 vagas para os subsequentes em Comércio e Mecânica.

Texto: informações da Prof.ª Aline Pereira Sales Morel
Data: 13/12/2022