Página inicial > Notícias > O Julgamento de Capitu

O Julgamento de Capitu

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 15h33 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 15h44

Atividade sobre Literatura envolve estudantes do campus sobre o julgamento da personagem Capitu, de "Dom Casmurro"

"O Julgamento de Capitu: culpada ou inocente", aconteceu no dia 06 de dezembro 2022

02No dia 06 de dezembro, no auditório do Campus Atalaia - IFSULDEMINAS Campus Avançado Três Corações aconteceu o julgamento de Maria Capitolina Santiago - Capitu. Personagem enigmática da obra Dom Casmurro de Machado de Assis ganhou vida juntamente com os outros personagens desse clássico da literatura brasileira. Participaram desse evento as turmas do 2 ano de administração - que defendeu CApitu, 2 ano de mecância - que defendeu Bento Santiago e 1 ano de administração- que fizeram parte do juri, todos do integrado. O contador do Campus Avançado Bruno Weber fez o papel do Juiz, contando com a aluna do 1 administração Ana Helena como sua assistente. Daniel da Silva Inácio (2 mecânica) interpretou Bento Santiago e a aluna Layla de Fátima Ferreira (2 administração) interpretou Capitu. Lavínia Rocha Nogueira (2 adm) foi a advogada de defesa de Capitu e Ana Luiza Terra (2 mec) advogada de defesa de Bento Santiago.

O Julgamento faz parte do projeto de ensino "A PERSPECTIVA PROJETO NO CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TRANSGREDINDO PARA UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA  HUMANIZANTE"  desenvolvido durante todo o ano letivo pela professora doutora Emanuela Francisca Ferreira Silva. Segundo ela" trazer para o dia a dia da sala de aula a perspectivas de projetos abre um leque de possibilidades para o ensino de línguas. O Julgamento de Capitu, foi um desses microprojetos dentro do projeto maior, tendo como objetivo trazer a leitura e interpretação de um clássico do Realismo através do lúdico."

Os alunos se envolveram, prepararam seus textos de defesa e acusação Vieram a caráter com figurino de época.

Bruno Weber -contador do Campus - é estudante de psicanálise. Por possuir noções de direito aceitou prontamente o convite para interpretar o juiz e brilhou.

O julgamento foi eletrizante e manteve a atenção dos presentes do começo ao fim. O voto pela absolvição de Capitu foi secreto. Por 15 votos a 10 Capitu foi absolvida com uma salva de palmas.

O juiz Weber deu o veridito final com uma sentença puniiva para Bento Santiago. Foi um momento descontraído de apresendizagem, em que a oralidade, a leitura, a interpretação estiveram lado a lado, fazendo uma releitura de um clássico brasileiro conhecido mundialmente.

Texto: Professora Emanuela Francisca Ferreira Silva - Língua Portuguesa e Artes