Página inicial > Notícias > Projeto “De Volta aos Trilhos”. 2022

Projeto “De Volta aos Trilhos”. 2022

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 18h05 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 09h05

Estudantes do Campus Avançado Três Corações iniciam projeto jornalístico

Cerca de 100 alunos, das áreas de Administração, Informática e Mecânica, estão envolvidos na ação

foto projeto de volta aos trilhos assembleia

Entre os meses de março e abril, as turmas dos segundos anos do Ensino Técnico Integrado do Campus Avançado Três Corações planejaram o projeto “De Volta aos Trilhos”, que prevê a produção de matérias jornalísticas sobre a história e a cultura tricordiana. Cerca de 100 alunos, das áreas de Administração, Informática e Mecânica, estiveram envolvidos na ação.

Além de conhecerem melhor a cidade, o projeto estimulará os estudantes a refletir sobre a importância social do Jornal e da atividade jornalística, conhecendo na prática alguns aspectos da profissão ao pesquisarem temas, redigirem reportagens, produzirem editoriais, entrevistas e escreverem crônicas e outros gêneros textuais que foram popularizados pela mídia impressa ao longo da história. Paralelamente, no processo pedagógico, os estudantes aprenderão sobre a estreita relação existente entre a literatura e o jornalismo no Brasil, desde o início do século XIX, com os primeiros jornais impressos no país até a publicação dos folhetins românticos e das obras realistas que marcaram e marcam a produção literária brasileira.

Ação democrática

foto projeto de volta aos trilhos estudando o jornalDemocraticamente, os estudantes escolheram o nome do projeto em um processo no qual, cada uma das turmas, definiu uma proposta e elegeu um representante para defende-la em debate público.

O nome “De volta aos trilhos” foi aclamado por remeter ao imaginário linguístico, artístico e social do povo mineiro, destacando sua estreita relação com este meio de transporte. Além disso, segundo a professora Emanuela Silva, a defesa do projeto apresentou uma reflexão metafórica, ao relacionar a escrita nos jornais impressos com um momento saudoso, no qual o hábito da leitura confundia-se com o pão e o café, estimulando a sociedade, o corpo e a mente.

"A volta aos trilhos remete a tempos não tão distantes, anteriores à imposição de práticas virtuais que nos afastaram da coletividade e dos projetos em grupo inerentes ao trabalho conjunto e presencial nas escolas. Enfim, são uma analogia para as linhas da escrita e para os caminhos da história. A volta aos trilhos é mais do que um simples retorno, é a certeza de que há muitos caminhos a serem trilhados e que o papel das escolas é orientar os estudantes na descoberta", completou o professor Amauri Antunes.

Apoio

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis, apoiará, financeiramente, o projeto “De volta aos trilhos”; que foi selecionado pelo edital 05/2022. Dessa forma, três estudantes receberão auxílio monetário para atuarem como editores assistentes junto aos demais estudantes na elaboração de textos.

Texto: Professores Amauri Antunes e Emanuela Silva
Revisão: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS