Página inicial > Notícias > Capacitação “Energia que transforma”

Capacitação “Energia que transforma”

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 17h50 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 17h53

Equipe do Campus Avançado Três Corações participa de curso do PROCEL em parceria com o MEC

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em convênio com o GIZ (órgão alemão de fomento na educação e energia), juntamente com o PROCEL (Eletrobras), promoveu um curso de capacitação de professores no tema “Energia que transforma”. Foram selecionadas cinco unidades do IF de cada região, e Três Corações foi um dos representantes na região Sudeste.

Quatro professores do Campus Avançado Três Corações foram treinados, por meio de encontros síncronos e com a metodologia do aprendizado baseado em problemas (Problem Based Learning- PLB e Disign Thinking), para a implantação da metodologia 'Energia que transforma', visando ao ensino do conceito de energia e suas aplicações.

A ideia é implementar projetos que levem o tema de energia de maneira mais transversal nos cursos, integrando a temática ao currículo escolar, bem como promovê-la buscando articulações com empresas e outras instituições da área na região. Segundo um dos participantes, o docente João Malaquias, o tema já é trabalhado na instituição. "Para nossa felicidade, este mesmo tema, inclusive com a transversalidade, foi um dos projetos integradores desenvolvidos no nosso campus este ano, o que nos coloca na vanguarda de um tema tão importante, principalmente neste momento de crise energética/ hídrica que vivemos".

Para a implantação da metodologia, o instituto receberá suporte e equipamentos; inclusive, poderá ser indicado para ser multiplicador do programa.

Texto: Professor João Malachias
com revisão da Ascom/Reitoria