Página inicial > Notícias > Alunos do campus conquistam medalha na ONHB

Alunos do campus conquistam medalha na ONHB

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 12h17 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 15h49

IFSULDEMINAS – campus avançado Três Corações conquista medalhas na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Das 10 equipes formadas por estudantes do Instituto Fedrela do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – campus avançado Três Corações que participaram da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), duas conquistaram medalhas de cristal. As outras oito chegaram à semifinal da 13ª ONHB, realizada entre maio e agosto de 2021. Os participantes foram orientados pelo professor de História, Gabriel Amato, e receberam auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio de edital de apoio para participação em competições técnicas e científicas.

A Olimpíada

ONHB 300X200A ONHB é organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) desde 2008. A competição apresenta proposta de ensino-aprendizagem de História colaborativo, baseado na análise e discussão de fontes históricas primárias ou textos escritos por historiadores. Todas as tarefas desafiam os estudantes a refletirem criticamente sobre o tempo presente a partir de diversos passados. Da edição realizada em 2021, participaram 9.398 equipes de todos os estados do Brasil e apenas 415 delas foram classificadas para a última fase. A final foi organizada em formato remoto, como de 2008 a 2019. A tarefa realizada pelas equipes finalistas no dia 16 de agosto de 2021 envolveu discussões sobre os usos políticos do passado, as comemorações do centenário da Independência do Brasil e a (des)construção da história oficial.

As equipes

As equipes medalhistas foram formadas por estudantes do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Administração e Informática:

Conspiradores Marias Libertas
- Equipe Conspiradores ainda que tardios, composta por Laura Fernanda Costa Silva (3º ano/Administração), Marcelo Rodrigues Júnior (3º ano/Informática) e Otávio Augusto Nogueira (3º ano/Informática); - Equipe Marias Libertas, formada por Helena Dubiel (2º ano/Administração), Andressa Marcela (2º ano/Administração) e Lavínia Santos (2º ano/Administração). Na última quinta-feira, dia 25 de novembro, o professor Gabriel Amato e os estudantes medalhistas foram ao campus para receber as medalhas enviadas pela comissão organizadora da ONHB.

Texto: Professor Gabriel Amato de Lima
Revisão: Ascom Reitoria