Página inicial > Notícias > 16ª OBMEP

16ª OBMEP

Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2021, 10h11 | Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2021, 10h18

Estudantes do Campus Avançado Três Corações participam da 16ª OBMEP

Na última sexta-feira (23/07), no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Avançado Três Corações, foi aplicada a prova da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em formato on-line. A prova contou com a participação dos alunos regularmente matriculados no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, que representaram os cursos de Administração, Informática e Mecânica.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- estimular e promover o estudo da Matemática;
- contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O Campus Avançado Três Corações tem incentivado os discentes a participarem das olimpíadas do conhecimento em diversas áreas e disciplinas. No ano vigente, está sendo ofertado aos discentes do Campus o projeto intitulado “Olimpíadas de Matemática”, no formato on-line e visando aos mesmos objetivos da OBMEP. O projeto foi idealizado pela equipe de Matemática do campus, que é composta pelos professores Alex reis da Silve, Carlos Eduardo de Paula Abreu e Crisiane Rezende.

Texto: Professor Carlos Eduardo de Paula Abreu
Data: 26/07/2021