Página inicial > Notícias > GEAPE - 2021

GEAPE - 2021

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 10h13 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h00

Divulgado resultado final para submissão de propostas de fomento interno para atividades de pesquisa e extensão

Edital 08/2021:    Resultado final - publicado em 04/06/2018

Resultado preliminar - publicado em 29/05/2018

Lista de inscritos- publicada em 18/05/2018

Com objetivo de fomentar e apoiar atividades de extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional integrado e/ou científico, em qualquer área de conhecimento, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMIMAS) - campus avançado Três Corações, por meio da Câmara de Pesquisa e Extensão/Grupo de Estudos Avançado em Pesquisa e Extensão (GEAPE) divulga o edital 08/2021. No total, são R$ 22.000,00 de recursos, sendo R$ 10.000,00 investidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e R$ 12.000,00 provenientes do orçamento do campus.

Recursos Financeiros

Os recursos financeiros disponíveis para este Edital são divididos em 2 eixos:

- Atividades de pesquisa e ensino (custeio e Bolsas): R$ 12.000,00;

- Atividades de extensão (custeio e Bolsas): R$ 10.000,00.

Vale elmbrar que o número de propostas a serem atendidas está condicionado ao limite do recurso financeiro disponível para o presente edital. Outras informações sobre a disponibilização de recursos os candidados poderão ser conferidas  no item 02 deste edital

Submissões

As propostas deverão ser cadastradas pelo Coordenador do Projeto/Proponente no Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e Gestão (GPPEX) disponível neste link, a partir desta terça-feira, (13), até o dia 27 de abril. As responsabilidades dos Coordenadores e das Equipes estão descritas no item 3.6 do edital.

É vedada a submissão de propostas por servidores que estejam em período de afastamento.

Seleção dos bolsistas

A bolsa é destinada aos estudantes regularmente matriculados em qualquer curso técnico presencial do IFSULDEMINAS - campus avançado Três Corações. Após a proposta ser aprovada, todos os bolsistas internos deverão ser selecionados, obrigatoriamente, por edital aberto a toda comunidade acadêmica sob responsabilidade do coordenador do projeto.

Desta foma, para se candidatar à bolsa dos projetos contemplados no edital, o aluno deverá apresentar, obrigatoriamente, declaração do GEAPE de seu campus atestando que, nos últimos 12 meses não desistiu, sem justificativa, de bolsa de outro projeto. Outras informações sobre a seleção dos bolsistas e responsabilidades demandadas pelos mesmos, estão contidas no item 09 deste edital

Propostas

A proposta deve estar claramente caracterizada como atividade de pesquisa ou ensino ou extensão na comunidade externa ao Campus Avançado Três Corações. As propostas deverão se enquadrar nas seguintes linhas de atuação:

- Projetos de Pesquisa (inclui-se interface com extensão);

- Projetos de Ensino (visando melhorias no processo de ensino remoto/híbrido/presencial);

- Eventos de Pesquisa e/ou Extensão (feiras, jornadas, simpósios, encontros e outros eventos técnicos, científicos, culturais e esportivos);

- Projetos de Extensão (inclui-se a atividade de relacionamento do campus com a comunidade, cursos e treinamentos esportivos).

Processo de seleção

As propostas serão analisadas em três etapas.

Enquadramento Mérito Homologação
As propostas submetidas no GPPEX serão analisadas pelo GEAPE do IFSULDEMINAS para verificar se atendem aos termos do presente Edital. Cada proposta enquadrada será analisada pelo GEAPE quanto ao potencial de extensão, mérito técnico, relevância, orçamento, estruturação e adequação metodológica, sendo classificada por ordem de prioridade. As propostas que obtiverem pelo menos 60% da pontuação máxima serão classificadas. Os resultados de todas as propostas serão divulgados no site do campus avançado Três Corações.

Alguns dos critérios de julgamento das propostas apresentadas para obtenção de apoio são: relevância técnica e/ou social; fundamentação bibliográfica; nível de impacto do projeto de extensão na comunidade local e atendimento às populações em situação de risco; viabilidade técnica; Justificativa em consonância com a missão do IFSULDEMINAS; adequação do cronograma e exequibilidade; indicação de patrocínios e parcerias; e originalidade.

Evento Data
Abertura do Edital  13/04/2021
Submissão das propostas  13/04 a 27/04/2021
Análise das propostas pelo GEAPE  28/04 a 04/05/2021