Página inicial > Notícias > Premiação em Feira Tecnológica

Premiação em Feira Tecnológica

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 17h46 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 09h44

Alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio conquistam pódio em feira tecnológica

- Telecom Challenge: categoria individual

Telecom Challenge: categoria grupo

arduinoAconteceu entre os dias 21 a 25 de setembro, de forma on-line, a realização da 39ª Feira Tecnológica do Inatel (FETIN) onde nesta, ocorreram as finais das competições Telecom Challenge e Arduíno Challenge.

Telecom Challenge

Em sua segunda edição, o Telecom Challenge Desafio Hacker_Fetin#1, competição que aborda temas relacionados à segurança cibernética e redes de telecomunicações, reuniu cerca de 130 alunos do ensino médio e técnico, ambos de escolas públicas e privadas de todo território nacional. Desta forma, duas categorias foram formadas: individual e em grupo.

Assim, mediantes as propostas, os estudantes Anna Oliveira, Maicon Souza e Matheus Marciano, da equipe IFTC20, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus avançado Três Corações, ficaram em 2º lugar, por equipes, dentre as 33 equipes inscritas. Desta forma, vale ressaltar, que o estudante e veterano Maicon Souza, foi campeão individual da primeira edição do evento e ainda ficou na quinta posição individual neste mesmo evento.

História

A primeira edição do Telecom Challenge, foi estruturada em Fase Preparatória, onde os participantes foram imersos em conteúdo de segurança cibernética e redes de telecomunicações por meio de vídeo-aulas. Em seguida, esses conceitos foram aplicados em uma competição com fases eliminatórias e a final, ambos, de forma on-line.

Arduíno Challenge

O Torneio Arduino Challenge é uma programa de iniciação à Engenharia, que incentiva os participantes a trabalharem em modalidade específicas, como por exemplo a competição robótica. Desta forma, duas equipes, também do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do campus avançado, chegaram às finais. A equipe Quarteto Fantástico, composta pelos alunos Anna Oliveira, Igor Almeida, Maicon Souza e Matheus Marciano, ficou na 2ª colocação. Já na quarta posição ficou a equipe Golden tendo como participantes os alunos Graziele Souza, Kassandra Nogueira, Rânia Silva e Gabriel Nascimento.

Além dos troféus, cada integrante recebeu, individualmente, brindes, kits do evento entre outros prêmios.

Para o professor, Carlos José dos Santos, eventos como este contribui para o futuro profissional desses alunos. "Enquanto orientador destes meninos e meninas tenho a certeza que nosso país tem muito futuro se investir na educação. Desta forma, fica claro que o trabalho duro e o total incentivo às melhores práticas para levar ensino gratuito e de qualidade a nossos estudantes pode e dará muito frutos no futuro". relata.

Texto: Professor Carlos José dos Santos
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS