IPhCO

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 12h51 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 08h24

Alunos do Campus Avançado Três Corações participam da edição especial da IPhCO e são convidados a se inscreverem na edição oficial, em novembro

geral dos alunos com os cartões postaisUm total de 21 estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Mecânica, Administração e Informática do Campus Avançado Três Corações se inscreveram em maio deste ano da edição especial da Olímpiada Internacional de Física e Cultura (IPhCO), coordenada pelo Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR), com apoio do CNPQ.

Os discentes foram orientados pela professora do campus, Crisiane Rezende Vilela de Oliveira, que faz parte da Comissão Organizadora da IPhCO. Segundo ela, esta é uma olimpíada diferenciada. "Ela tem um caráter que vai além de resolver problemas, estimulando o aluno a conhecer lugares que nem imaginava existir. E ainda como premiação, é enviado um cartão postal para o aluno, com selos diferenciados, resgatando essa forma de estarmos próximos um dos outros”.

Dos inscritos, 16 participaram da competição e foram premiados, entre eles, a discente Maria Eduarda Moura Roxo Ramos, do curso Técnico em Administração. “Me surpreendi muito com a IPhCO. Achei que por ser uma olimpíada de Física e Cultura, esperava que fosse ser mais fechada somente em cálculos, porém, não. Pelo Google Maps, passei por várias paisagens e lugares lindos, que contextualizavam os problemas. Além disso, neste período de pandemia, foi uma ótima ocupação, que me trouxe experiências muitos interessantes, enquanto aprendia temas de Física, me divertindo. Fiquei muito contente de ter participado e indico. Ademais, o cartão postal que os participantes ganham é lindo”.

O resultado da edição especial saiu em Junho e os alunos receberam, como premiação, no mês seguinte, um cartão postal elaborado pela equipe organizadora da competição (confira, abaixo, a relação dos estudantes do campus com suas respectivas premiações).

Selo Mata Atlântica (pela participação)selos

Anna Luiza de Morais Oliveira
Andressa Marcela Ramos Silva
Giullia Maria Ribeiro Calenzani
Helen Marie Pinheiro Pereira
Lavínia Aparecida Arantes dos Santos
Maria Eduarda Moura Roxo Ramos
Thaylla Pereira Silva Francisco

Selo extra + Mata Atlântica (equivale à chave de prata)

Luís Otávio Andrade Marques

Selo Coroa + Mata Atlântica (equivale à chave de ouro)

Igor Manoel Souza Costa
João Lucas Silva de Pádua
Lauane Dos Santos Oliveira
Lívia de Castro Medeiros Martins
Lucas Joaquim de Oliveira Soares

Selo Coroa + selo Castelos (equivale à chave de ouro e aos primeiros lugares)

Gustavo Henrique Silva
Mariana Oliveira da Rosa Juzinskas
Raquel Teodoro Resende

A IPhCO

Iniciada em 2016, a olimpíada convida alunos, em âmbito nacional e internacional, a resolverem questões de Física com uma abordagem diferenciada, utilizando a internet, pelo programa Google Maps Street View, para recolher pistas em diferentes locais do mundo, que desvendem as problemáticas propostas no teste.

Neste ano, extraordinariamente, a competição foi adiada para o mês de novembro, mas foi aberta uma edição extra, que ocorreu no mês de maio, servindo como um aquecimento e trazendo questões que já haviam sido abordadas em edições anteriores. Apesar de ser uma versão preparatória para a IPhCO 2020, um cartão de premiação especial foi enviado a cada aluno participante.

Inscrições para edição 2020

As inscrições para a 4ª edição da IPhCO estão abertas para todos os estudantes que cursem o Ensino Médio. Inclusive, aqueles que participaram da edição especial já foram avisados que também deverão realizar a inscrição, novamente. Para se inscrever, o aluno da unidade de Três Corações deve acessar o seguinte link, usando o google: https://forms.gle/grJUZ67aS1g2cdA59, ou procurar pela professora Crisiane Rezende Vilela de Oliveira ou pelo professor Sebastião Mauro Filho. Estudantes de outros campi devem procurar o professor de Física da sua unidade, para que o docente faça a inscrição da escola na IPhCO.

A professora Crisiane reforça que participar de um projeto como o da IPhCO é relevante para a formação estudantil. "Nós motivamos o adolescente a participar. Esperamos que aqueles alunos que, em geral, não se sentem confiantes para participar de uma olimpíada de Física tenham a oportunidade de descobrir que a busca de conhecimento pode ser interessante, divertida e motivadora. Além disso, esperamos que o entusiasmo gerado pela IPhCO abra caminhos para uma maior participação dos alunos nas olimpíadas tradicionais”.

Para mais informações sobre a IPhCO, acesse o site: https://www.iphco-ifpr.curitiba.br/bem-vindo.

Texto: Professora Crisiane Rezende Vilela de Oliveira, com revisão da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 25/09/2020