Página inicial > Notícias > Vivência Cultural

Vivência Cultural

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 12h26 | Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 12h35

Campus Avançado Três Corações promove mês de Vivência Cultural

Ação segue até o dia 30 de setembro pela plataforma do Instagram

LOGO removebg previewO Campus Avançado Três Corações iniciou, no úlitmo dia 01/09, o mês de Vivência Cultural. A ação totalmente virtual tem como objetivo manter o vínculo estabelecido com os coralistas e alunos diante da impossibilidade de realizarem suas atividades presencialmente, por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Idealizada pela regente voluntária do Coral Vozes do Coração, Aliciane Aparecida Rodrigues, a ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Ensino "Pandemia COVID-19: Lives como suporte e nicho tecnológico para o processo ensino aprendizagem e a promoção das Artes," coordenado pelos professores Emanuela Francisca Ferreira Silva e Fábio Caputo Dalpra´, que estão a frente dos dois principais projetos de extensão do campus: Coral Vozes do Coração e Musique-se. Os dois se uniram para promover na/pela arte um processo de ensino-aprendizagem mais humano e socializador em tempos de nichos digitais.

A professora Emanuela Francisca Ferrera explicou que "houve uma mudança drástica nas rotinas dos estudantes, por isso consideramos ser importante trazer atividades culturais para além das salas de aula virtuais. Então, criamos um perfil no Instagram – @coralvozesdocoracao – plataforma escolhida para divulgação e realização de toda a programação proposta".

Sobre o tema do evento, "O melhor lugar do mundo é aqui e agora” - frase que inicia a canção “Aqui e Agora” de Gilberto Gil, Emanuela ressaltou que a intenção foi provocar reflexão entre os discentes. "Podemos tornar o momento atual mais leve se buscarmos inspiração e aprendizado nas “pequenas” felicidades que habitam o nosso cotidiano. O planejamento que tínhamos para o futuro tornou-se passado e seguir lamentando não resolverá nenhum problema, mas imprimir um olhar mais otimista e esperançoso pode transformar positivamente esse momento. Nessa direção, a arte se destaca como uma potente ferramenta, não só para despertar-nos para a beleza que há no mundo para além do que conseguimos enxergar de forma concreta, mas também para nos acalentar para que possamos seguir fisicamente sadios e emocionalmente fortes".

Programação

A programação é diversa e conta com oficinas virtuais de dança, desenho, libras e maquiagem cênica; lives de entrevistas com histórias inspiradoras de superação e de transformação, com profissionais de diversas áreas e lugares, não só do Brasil, mas também de Nova Iorque (EUA) e do Chile; lives musicais; uma exposição fotográfica virtual, que premiará a foto mais curtida; e um sarau poético-musical.

Além disso, haverá intercâmbio de atividades com instituições parceiras: o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes e o IFSP – Campus São Carlos.

Os alunos do curso de Informática do Campus Inconfidentes, que criaram o Projeto MUSARTEC (Museu de Arte e Tecnologia) e posteriormente um podcast sobre esse mesmo projeto, farão um bate-papo virtual. Também haverá uma mesa redonda, que abrirá a 9ª Semana Cultural do Campus Inconfidentes, trazendo a discussão sobre a importância da arte em tempos de pandemia e que será transmitida a partir do canal do YouTube da Casa das Artes.

Já o IFSP – Campus São Carlos trará o sarau “História, Cultura e Sociedade hispanoamericana através de HQs: o que não está no gibi”.

Texto: Professora Emanuela Francisca Ferreira Silva
Revisão: Ascom IFSULDEMINAS/ Reitoria