Página inicial > Notícias > Semana cultural

Semana cultural

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 11h30 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 11h11

Campus avançado Três Corações promoveu sua 6ª edição da semana cultural

WhatsApp Image 2019 11 27 at 08.45.28O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus avançado Três Corações,  promoveu sua sexta Semana Cultural, com diversas atividades artísticas. O evento, aberto a alunos e comunidade externa, teve como organizadores a comissão composta pelos professores Márcia Tavares, Antônio Sérgio da Costa, Emanuela Silva, Fabio Dalpra e Igor Alves.

O evento

Na abertura foi realizada uma  apresentação teatral com a peça "Chico Cica em DÁ PACENÇA". Uma tarde musical trouxe o projeto "PLASTISSOM" e o Coral "VOZES DO CORAÇÃO", ambos do próprio campus e coordenados pela professora Emanuela Francisca.  O evento contou com a oficina: "MARACATU", com Vinícius Pinto, do grupo Maraquetê. À noite, com a presença dos alunos dos cursos subsequentes, houve a primeira apresentação do músico e ator Tiago Branco, mesclando canções autorais e sucessos da música brasileira.

No segundo dia,  o 2º festival "IFcanta" contou com  jurados e público externo que  apreciaram canções autorais advindas dos alunos. Confira a colocação dos premiados:

"Composição Original"
Alunos Composição
1º lugar Helder Nascimento Para além dos ponteiros do relógio
2º lugar Amanda Alves Lembre-se de mim
3º lugar Cauan Albuquerque Nunca senti o amor
4º lugar Geuselaine Carvalho Folha ao vento

"Raul Seixas"
 Alunos Composição
1º lugar Raíssa Menegucci Eu nasci há dez mil anos atrás
2º lugar Helder Nascimento Gita
3º lugar Geuselaine Carvalho Tente outra vez

Após as apresentações e premiações, todos participarm de  um almoço musical. Na sequência, um sarau "IFpoesia", organizado pelo  pelo professor Igor Alves, com alunos do campus. No final da tarde, houve a segunda oficina com atividades relacionadas ao teatro, com Adelaide de Castro. No período da noite, foi a vez da segunda apresentação teatral com Chico Cica,  encenando "É DAÍ PRA PIÓ", encerrando a programação de terça.

Na quarta, pela manhã, as atividades começaram com a tradicional apresentação do "Musique-se" e, logo após, houve a apresentação de dança com  alunos do campus. No período da tarde, a "Sessão Pipoca" e a terceira oficina, de Forró, ministrada por Júlio Enésio. Para encerrar as atividades do dia, teve a apresentação do músico Luiz Nascimento.

No penúltimo dia, a cantora Clara Castro interpretou sucessos da cantora Rita Lee, seguida pelo show de Luiz Nascimento. Fechando, o "Festival de Inglês" mobilizou todas as turmas numa competição de apresentações, mesclando artes cênicas, música e dança, avaliados pelo público e jurados. Confira a colocação dos premiados:

Alunos Música
1º lugar/empate Geuselaine do MEC 1 e  Think of Me,  Fantasma da Ópera
turma do ADM 2  We Will Rock You, da banda Queen
2º lugar MEC 1  Love of My Life da banda Queen
ADM 1 e 2, MEC 1 e Info 3 Creep, do Radiohead
ADM 3 Bohemian Rhapsody ,  Queen
3º lugar Info 1 Yellow Submarine, dos Beatles
Info 1 Stand by me,  Beatles

A noite foi completada com segunda apresentação do "Musique-se" e coral "Vozes do Coração". Para encerrar as atividades da semana, alunos do campus se vestiram com as cores de sua equipe na já tradicional "Gincana", com uma série de atividades competitivas com o tema: "A diversidade na sociedade brasileira", saindo como vencedora  a "Equipe Vermelha".

De acordo com a coordenadora de Arte e Cultura do campus, Márcia Lisboa, que presidiu a comissão, é importante destacar que "além de toda a riqueza e pluralismo dos eventos, a inclusão de dois alunos surdos durante toda a semana, nas oficinas, sarau e apresentações, com tradução simultânea em Libras, foi um avanço e uma alegria para todos, firmando o evento como um dos momentos mais importantes do ano letivo".

Texto: Igor dos Santos Alves
Revisão: Ascom/Reitoria