Página inicial > Notícias > Projetos apresentados

Projetos apresentados

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 09h04 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 11h20

Alunos bolsistas apresentam trabalhos em evento de Mestrado em Letras na UNINCOR

Dois alunos em sala mostram slidesDe 24 a 26 de outubro de 2019, aconteceu o IX Encontro Tricordiano de Linguística e Letras do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR. Três trabalhos desenvolvidos no Campus Avançado Três Corações foram aprovados para apresentação e publicação nos anais do evento. Os trabalhos foram:

1. "O poder da música no dia a dia de uma indústria", com os pesquisadores voluntários Maria Fernanda Santos da Rosa Paixão, Luiz Henrique Ribeiro Silva e Luciellen Ribeiro, coordenado e orientado pela professora Emanuela Francisca F. Silva. Este trabalho é um projeto piloto para um projeto de iniciação científica para o ano letivo de 2020. Pretendeu-se pesquisar a influência a nível cognitivo e corporal da música para trabalhadores de uma indústria de Três Corações.

2. "O cantar junto como multimodalidade na aprendizagem", orientado e coordenado pela professora Emanuela Francisca Ferreira Silva. Este trabalho integra as atividades do Projeto de Extensão "II Encantus no Campus: Prática de Canto Coral no Campus Avançado Três Corações", que tem como bolsistas e pesquisadores Helder Nascimento Oliveira, Aliciane Rodrigues e André Santos (IFSULDEMINAS/TC). Apesar de ser um projeto de extensão, ele possui um diferencial, pois há concomitantemente uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tentar perceber se há uma melhora cognitiva entre os membros do coral quanto à interpretação textual.

Dois alunos apresentam projeto há um slide projetado na parede sobre o projeto3. "Interpretação auditiva: uma experiência com o conto Pedro e o Lobo", trabalho que integra o projeto de pesquisa de iniciação científica "Categorizações auditivas e a experenciação: a diversificação sonora e o trabalho com textos orais em sala de aula", orientado e coordenado pela professora Emanuela Francisca Ferreira Silva, que tem como bolsistas Carlos Daniel de Carvalho e Nicolle Mesquita Silva. Este projeto de pesquisa tem como objetivo coletar e catalogar material auditivo, observando a validade e a importância dele no ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, proporcionando a categorização, discretização e percepção gestáltica na experenciação de sala de aula. Para esse evento, apresentou-se a obra "Pedro e o Lobo" de Prokofiev, demonstrando como trabalhar uma peça musical em uma aula de Língua Portuguesa.

Todos os trabalhos receberam convites para serem apresentados em duas outras instituições de ensino, CEFET-MG e UNIS, ambas da cidade de Varginha.

Os alunos bolsista e voluntários ficaram entusiasmados com o evento, pois puderam ter a oportunidade de conviver em um ambiente acadêmico com outros pesquisadores, agregando conhecimento e visão de mundo. "Foi uma experiência muito gratificante para mim, pois eu nunca tinha me apresentado em um evento assim. Para mim aluno de Ensino Médio isso é muito importante, pois me mostra um caminho de pesquisa que eu nem imaginava que existia", afirmou o bolsista Helder.

"Acredito na pesquisa científica já no ensino integrado como porta de entrada para um conhecimento amplo e acadêmico de nossos alunos. Participar de um evento do Mestrado em Letras e serem elogiados e convidados a apresentar em outras instituições, traz um novo olhar para nossos alunos, além de promover e incentivar o estudo e a pesquisa", enfatixou a professora Emanuela.

Texto: Professora Francisca Ferreira Silva, com revisão da Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria

Data: 29/10/2019