Página inicial > Notícias > 2º IFCanta

2º IFCanta

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 09h20 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h06

Acontecerá na primeira semana do mês de novembro a semana cultural do Campus avançado Três Corações

- Inscrição

IF CANTA 2019 CARTAZ PDF 1Acontecerá no dia cinco de novembro, dentro da programação da semana cultural, a segunda edição do IF Canta. Para este ano, o homenageado será o cantor e compositor Raul Seixas. O evento, organizado pelo professor Fábio Dalpra, trará muitas novidades para os presentes.

Quem pode se inscrever

Para este ano, além dos alunos do campus avançado Três Corações, particicipantes de outras escolas e cidades  também poderão realizar a inscrição.

Categorias

1ª - composição própria: na qual o participante deverá executar uma canção inédita;
2ª - interpretação: na qual deverá ser executada uma canção composta por Raul Seixas.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de outubro de 2019.

Biografia do homenageado

O autor das canções “Maluco Beleza” e “Ouro de Tolo”, Raul Seixas (1945-1989) é um dos grandes representantes do Rock no Brasil. Foi músico, compositor e cantor brasileiro com grande notoriedade nacional e internacional.

Nascido em Salvador, Bahia, no dia 28 de junho de 1945, Raul Santos Seixas (1945-1989) desde a adolescência, ficou impressionado com o fenômeno do Rock and Roll, o que levou a criar uma banda chamada "Os Panteras". Lançou o seu primeiro disco em 1968, “Raulzito e seus Panteras”. Mas o sucesso veio mesmo depois do lançamento do disco “Krig-ha, Bandolo!” (1973), cuja música principal, “Ouro de Tolo”, fez grande sucesso no Brasil. O disco tinha outras músicas de grande repercussão, como “Mosca na Sopa” e “Metamorfose Ambulante”.

O músico se envolveu com ocultismo, estudou filosofia e psicologia, o que o fez um dos poucos compositores a tentar imprimir suas idéias em letras aliadas ao som vibrante do Rock, juntamente com ritmos nordestinos.

Já em 1974, criou a Sociedade Alternativa, um conceito de sociedade livre inspirada no ocultista Aleister Crowley e que foi tema de uma de suas canções do disco "Gita" (1974).

Durante a sua trajetória, Raul Seixas, produziu bons trabalhos como "Novo Aeon" (1975), "Metrô Linha 743" (1983), "Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!" (1987) e "A Panela do Diabo"(1989), este último, em parceria com o roqueiro Marcelo Nova.

Raul Seixas foi considerado um dos maiores músicos brasileiros, com grande número de admiradores. Enfrentou sérios problemas com o álcool. Faleceu no dia 21 de agosto de 1989, com apenas 44 anos, vítima de pancreatite aguda.

Texto: Fábio Dalpra - professor EBTT - Campus avançado Três Corações
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS