Dia nacional do folclore
Campus avançado Três Corações comemora o dia nacional do folclore
Nesta quinta, 22/08, o Campus Avançado Três Corações comemorou o dia Nacional do Folclore com a apresentação de documentários sobre danças das cidades atendidas pela instituição. O objetivo foi resgatar o saber folclórico, além de reforçar e reconhecer as raízes culturais, envolvendo todas as turmas dos cursos integrados.Luiz Gustavo, discente de mecânica e monitor de artes, comentou que"foi muito interessante a participação de estudantes de áreas diferentes no mesmo grupo de trabalho, o que proporcionou um aprendizado ímpar".
O evento foi organizado pelos docentes de Línguas e Artes, Eduardo Ribeiro, Emanuela Silva, Leonardo de Souza e Ygor Alves e contou com a participação dos cursos integrados em Mecânica, Administração e Informática.
A comemoração integra o projeto Cultura Popular e Folclore Regional, desenvolvido pelo campus desde julho. As ações deverão ser finalizadas em 26 de setembro. "É uma experiência que deve se repetir no próximo ano", explicou o coordenador de extensão, Fábio Caputo. A professora Emanuela Silva destacou o saudosismo das apresentações. "Fiquei muito emocionada quando vi nossos alunos de São Bento Abade trazerem, em seu documentário, uma neta do fundador da dança Catira, de lá. Ela explicou que a catira acabou, mas que é preciso resgatar essa tradição centenária! Foi o trabalho de nossos discentes que reviveu essa percepção na moça".
As apresentações contaram com: Catira, quadrilha, dança cigana, de rua e Congada com Carimbó! Os documentários trouxeram a perspectiva de quem dança.
Programação:
1. Abertura com a fala dos professores responsáveis pelo projeto;
2. Projeto Plastissom - flautas e piano (Mulher Rendeira- Folclore brasileiro) ;
3. Culinária folclórica: História e distribuição da Paçoca. Responsável: Luiz Fernando - administrativo;
4. Apresentação de documentários e danças folclóricas de Três Corações, Varginha, São Tomé das Letras, São Bento Abade, Cambuquira e demais municípios do Circuito das Águas.
Texto: Professora Emanuela Francisca Ferreira Silva
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/08/2019
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/08/2019
Redes Sociais