Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dia nacional do folclore
Início do conteúdo da página

Dia nacional do folclore

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h46 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h48

Campus avançado Três Corações comemora o dia nacional do folclore

WhatsApp Image 2019 08 22 at 11.28.05Nesta quinta, 22/08, o  Campus Avançado Três Corações comemorou o dia Nacional do Folclore com a apresentação de documentários sobre  danças das cidades atendidas pela instituição.  O objetivo foi resgatar o saber folclórico, além de reforçar e reconhecer as raízes culturais, envolvendo todas as turmas dos cursos integrados.Luiz Gustavo,  discente  de  mecânica e monitor de artes, comentou que"foi muito interessante a participação de estudantes de áreas diferentes no mesmo grupo de trabalho, o que  proporcionou um aprendizado ímpar".    
O evento foi organizado pelos docentes de Línguas e Artes, Eduardo Ribeiro, Emanuela Silva, Leonardo de Souza e Ygor Alves e  contou com a participação dos cursos integrados em Mecânica, Administração e Informática. 
A comemoração integra o projeto Cultura Popular e Folclore Regional, desenvolvido pelo campus  desde  julho. As ações  deverão ser finalizadas em 26 de setembro. "É uma experiência que deve se repetir no próximo ano", explicou o coordenador de extensão,  Fábio Caputo. A professora Emanuela Silva destacou o saudosismo das apresentações. "Fiquei muito emocionada quando vi nossos alunos de São Bento Abade trazerem, em seu documentário, uma neta do fundador da dança Catira, de lá.  Ela explicou que a catira acabou, mas que é preciso resgatar essa tradição centenária! Foi o trabalho de nossos discentes que reviveu essa percepção na moça".
As apresentações contaram com: Catira, quadrilha, dança cigana,  de rua e Congada com Carimbó! Os documentários trouxeram a perspectiva de quem dança.
Programação:
1. Abertura com a fala dos professores responsáveis pelo projeto;
2. Projeto Plastissom - flautas e piano (Mulher Rendeira- Folclore brasileiro)
3. Culinária folclórica: História e distribuição da Paçoca. Responsável: Luiz Fernando - administrativo; 
4. Apresentação de documentários e danças folclóricas de  Três Corações, Varginha, São Tomé das Letras, São Bento Abade, Cambuquira e demais municípios do Circuito das Águas.
 
Texto: Professora Emanuela Francisca Ferreira Silva
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/08/2019
Fim do conteúdo da página