Página inicial > Notícias > 3ª Feira de Ciências

3ª Feira de Ciências

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 16h19 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2019, 11h24

3ª Feira de Ciências e Conhecimentos mobiliza estudantes da educação básica

Inscrições abertas até 15/08. Podem ser inscritos temas e projetos sobre Ciências, Tecnologias e Artístico/cultural

Inscreva-se aqui!

Edital 17/2019

Até 15 de agosto de 2018, estão abertas as inscrições para a 3ª Feira de Ciências e Conhecimentos do Campus Avançado Três Corações. A Feira é realizada com o objetivo de mobilizar alunos da Educação Básica em torno de temas e projetos sobre Ciências, Tecnologias e exposições culturais, que valorizem a criatividade, a cultura, a descoberta científica e a inovação, contribuindo para a formação integral dos estudantes. O evento acontecerá no próprio campus nos dias 4 e 5 de outubro de 2019.

A 3ª Feira de Ciências e Conhecimentos é aberta à visitação das escolas de Educação Básica, tanto públicas quanto particulares, de Três Corações.

Poderão ser apresentados trabalhos que sejam resultados de projetos acadêmicos ou de projetos específicos para o evento, oriundos da colaboração entre discentes, docentes e técnicos do Campus Avançado Três Corações.

Os projetos podem abranger diversas áreas, como Divulgação Científica, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens, Artes, dentre outras.

Os interessados em apresentar trabalhos na 3ª Feira de Ciências e Conhecimentos deverão submeter previamente suas propostas pelo site.

Poderão se inscrever somente os alunos regularmente matriculados no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações e as inscrições só poderão ser realizadas pelo orientador do trabalho. Os trabalhos serão realizados em equipes, sendo que cada equipe deverá ser composta de 3 (três) a 5 (cinco) estudantes.

Categorias de trabalhos

A 3ª Feira de Ciências e Conhecimentos terá três categorias de trabalhos: Potencial tecnológico, Potencial científico e Potencial artístico/cultural. Os participantes deverão escolher uma das categorias para qualificar e submeter sua proposta.

Além da escolha da categoria, os participantes irão elaborar um diário de bordo, no qual será feita a descrição do processo de elaboração do trabalho e colocadas as fotos das ações realizadas. O Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual o estudante registra as etapas que realizou no desenvolvimento do projeto. Este registro é detalhado e indica datas e locais de todos os fatos, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises.

Seleção

Todos os trabalhos submetidos à Feira serão analisados pela comissão organizadora do evento. Os resumos submetidos serão analisados e selecionados conforme os critérios de:

- Objetivos claramente definidos,

- Relevância do trabalho e

- Descrição clara do que será apresentado no evento.

Avaliações dos Trabalhos

A comissão avaliadora dos trabalhos será formada por membros externos e internos ao campus, convidados pela comissão organizadora do evento. Serão professores de outras instituições federais de ensino, professores das escolas públicas de Três Corações, acadêmicos das pós-graduações do campus Três Corações, representantes de empresas da região e membros da comunidade local.

Premiação e certificação

Todos os trabalhos serão avaliados e três projetos que obtiverem as maiores notas serão premiados. Após a classificação final, trabalhos que se encaixarem no escopo de inscrição da Feira Brasileira de Ciências poderão ter indicação para participação na edição 2020 da edição nacional. Serão emitidos certificados para todas as equipes participantes.

Etapa

Período

Inscrições de trabalhos

15 de Julho à 15 de Agosto de 2019