Página inicial > Notícias > Dia da Logística

Dia da Logística

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 09h55 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 09h57

Atividades marcam o mês de Junho, em comemoração ao Dia da Logística

DSC00418O Dia Internacional da Logística, comemorado no dia 06 de junho, é um marco e uma referência ao dia 6 de junho de 1944, imortalizado como o Dia “D”, em que as forças aliadas desembarcaram na Europa, iniciando assim o final da 2ª Grande Guerra Mundial. Tal evento cunhou a importância de operações e procedimentos logísticos, evidenciando a relevância dessa área de formação.
No Campus Avançado Três Corações, o Curso Técnico em Logística começou a ser ofertado no ano de 2012, quando o processo seletivo registrou o número expressivo de 24 candidatos por vaga. Desde então, são inúmeras pessoas buscando formação na área, que tem como missão entregar ao consumidor os produtos certos, na quantidade certa, no tempo certo e com os menores custos, satisfazendo os mais variados desejos e necessidades.

Diante de tamanho significado, o profissional da área de logística tem contribuição para as mais diversas atividades produtivas da sociedade, fato comprovado por diversas atividades realizadas no campus, no mês de junho. Os formandos em Logística organizaram a II Jornada Técnica (Jotec), realizada entre os dias 05 e 07 de junho, que contou com palestras, minicursos, apresentação dos trabalhos interdisciplinares e Mostra dos Produtos de Logística Reversa.

Em sua segunda edição, a Jotec teve como tema “Sustentabilidade: o futuro sob a perspectiva da interdisciplinaridade”, que evidencia a importância de se pensar no presente, comprometidos com a disponibilidade de recursos para o futuro, o que tangencia o papel de todos os cidadãos das mais diversas áreas. Especificamente ao profissional de Logística, a importância da sustentabilidade foi evidenciada na Mostra dos Produtos de Logística Reversa, que apresentou alternativas de reuso e reciclagem de materiais que seriam descartados. A iniciativa de aproveitamento dos materiais trata-se de uma iniciativa sustentável que foi abraçada por todos os estudantes; os trabalhos foram desenvolvidos partindo-se do objetivo de identificar alternativas de reuso, reciclagem ou manufatura de produtos de empresas selecionadas, o que foi cumprido na íntegra pelos discentes. Assim, a Mostra de Produtos da Logística Reversa, realizada no dia 07 de junho, durante a programação da II Jotec, foi um sucesso e teve como público a comunidade acadêmica e externa.

Em continuidade aos eventos que evidenciaram a importância da área e da atuação profissional, no dia 19 de junho, houve a apresentação das pastas de estágio dos estudantes formandos. As apresentações foram realizadas de forma simultânea, em uma roda de conversa, de maneira que todos os estudantes pudessem compartilhar a experiência dos colegas. Foram relatadas inúmeras experiências que evidenciaram a importância da formação técnica para a atuação nas empresas representadas. Nesse sentido, as atividades realizadas demostraram a importância da Logística, uma vez que suas operações são capazes de contribuir para a obtenção de melhores resultados, além de contribuir para a adoção de processos e técnicas que contribuem para a sustentabilidade.

Texto: professora Márcia Ap. de Paiva Silva
Data: 05/07/2019