Página inicial > Notícias > Curso FIC

Curso FIC

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h43 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h43

Curso Básico de Libras encerra segunda turma

PSX 20190627 162509O dia 27 de junho foi marcado pelo encerramento de mais um FIC - Curso Básico de Libras, promovido pelo Campus Avançado Três Corações, sob a coordenação do servidor William Sena de Freitas, em parceria com o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) e o Centro de Ensino de Línguas (CELIN).

O curso de Libras teve como objetivos principais a reflexão e a prática da comunicação para com as pessoas surdas e usuárias da Língua de Sinais. Durante quatro meses, os cursistas puderam conhecer mais sobre o sujeito surdo na sociedade e a sua comunicação, utilizando-o na prática através da conversação, construindo diálogos.

Para o aluno Pedro Ribeiro, a experiência foi fantástica "[...]consegui aprender os sinais e já consigo me comunicar com alguns da comunidade surda. Pretendo conhecer mais, pois tenho um primo surdo e melhorou bastante minha relação com ele...", afirmou.

E para a servidora e assistente social, Nádia Juzinskas, "aprender a Língua de Sinais é importante para promover a qualidade de vida, tanto para o surdo quanto para mim, pois assim podemos comunicar e interagir socialmente".

O projeto está previsto para começar a sua terceira edição em breve, visto a sua importância não somente para o Campus Avançado Três Corações, que atualmente recebeu dois alunos surdos, que cursam o Técnico em Logística e Técnico em Informática, mas também para toda a sociedade, visando sempre à efetiva inclusão, na comunicação e no respeito a diversidade.

Texto: William Sena de Freitas
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS