FICS

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 11h17 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 11h17

Campus Avançado Três Corações realiza I Feira Interdisciplinar de Conhecimento e Sabor (FICS)

AberturaNo dia 23 de maio, o Campus Avançado Três Corações realizou a I Feira Interdisciplinar de Conhecimento e Sabor (FICS). A FICS é um evento organizado por professores e estudantes do segundo ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio. O objetivo é, por meio da comercialização de itens alimentícios, promover a interlocução de saberes entre diversas disciplinas, bem como proporcionar aos discentes uma experiência prática com vendas e gestão.

Em sua primeira edição, a FICS teve como tema “A diversidade cultural brasileira”, convidando toda comunidade a explorar a riqueza de sabores, tradições e costumes das cinco regiões do Brasil. Na cerimônia de abertura, que contou com a presença do diretor-geral, professor Francisco Vitor de Paula, e do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Bruno Amarante Couto Rezende, foi ressaltada a importância deste tipo de evento para a formação dos estudantes, por promover um conhecimento holístico, humanista e significativo.

Por seu caráter interdisciplinar, a feira promoveu a articulação de diferentes disciplinas, como a de artes, por meio da qual os alunos prepararam uma apresentação da música “Aquarela do Brasil”, em voz e flauta, para a cerimônia de abertura. A geografia foi fundamental para o estudo e compreensão das características socioculturais de cada região brasileira. A comunicação empresarial foi aplicada na elaboração das atas de reuniões das equipes, elaboração de um contrato de funções entre os membros e no relatório final da atividade. Assim como a matemática, a contabilidade e a gestão financeira, que foram importantes para a organização das entradas e saídas financeiras e de materiais de cada equipe, sendo todas elas registradas e analisadas estatisticamente. E, por fim, a disciplina de marketing, que permeou as atividades de venda, por meio da qual foram desenvolvidos conceitos acerca do produto, preço, praça e promoção do evento e das barraquinhas de cada uma das equipes.

O balanço pós-evento, feito pela equipe organizadora, foi positivo, tanto no que se referiu aos objetivos de ensino-aprendizagem, como também no incentivo ao desenvolvimento da formação de valores solidários e de cidadania. A equipe ressaltou que foi um desejo da turma que parte do dinheiro arrecadado com as vendas fosse doado para uma instituição de caridade local. A outra parte será destinada para ajudar no pagamento da confraternização de formatura dos estudantes.

Texto: Professora Aline Pereira Sales Morel
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS