Página inicial > Notícias > Startups na Expocafé

Startups na Expocafé

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 08h09 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 08h12

Equipe do Campus Três Corações vence desafio de Startups na Expocafé

60360572 293937638211830 1664995165225353216 oEntre os dias 15 e 17 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agripecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas, diferentes equipes da região participaram de uma maratona de hackers (hackathon) com o objetivo de criar soluções para a cafeicultura. O evento aconteceu durante a 22ª edição da Expocafé e foi organizada pelo programa de pré-aceleração de startups do Avança Café Lavras, em parceria com a Cocatrel, Sebrae e Embrapa.

As equipes participantes receberam a missão de desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais vivenciados por produtores e cooperativas de café. Entre as questões levantadas estavam a automatização do atendimento de cooperativas, a automatização de políticas de fidelidade e o controle de atividades e fluxos financeiros de cooperados.

A equipe Coffee Makers, formada pelos professores do Campus Avançado Três Corações: Bruno Amarante, Carlos José e Donizeti Leandro, juntamente com o aluno de Cafeicultura Matheus Donato, se destacou e venceu a competição. A equipe desenvolveu um aplicativo móvel capaz de facilitar a interação entre cooperativa e cooperados por meio de tecnologias como chatbot e notificações via SMS, além de fornecer uma plataforma de gestão remota sobre diferentes serviços oferecidos pela cooperativa.

De acordo com o professor Donizeti Leandro, “participar de eventos como o hackathon já é uma experiência marcante pela interação com outros profissionais, pelos aprendizados compartilhados e pelas amizades geradas; vencer, então, é uma sensação muito gratificante, pois premia todo o esforço e dedicação da equipe nas 48 horas de imersão na maratona”.

Os membros da equipe de Três Corações esperam que a premiação possa incentivar os alunos do campus avançado a participarem futuramente de eventos como este para despertar a cultura empreendedora e promover o desenvolvimento de startups e inovações. A equipe vencedora levou um prêmio de 5 mil reais e já está classificada para a última etapa do processo seletivo do Avança Café, um programa de pré-aceleração para Startups da Embrapa Café em parceria com o InovaHub – Ufla.

Texto: Professor Donizeti Leandro de Souza
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS