Página inicial > Notícias > Visita técnica

Visita técnica

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 17h58 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 17h58

Alunos visitam a empresa Rosas de Jardim, em Três Corações

9No dia 03 de maio, os estudantes dos cursos Técnico em Administração Integrado, Logística e Comércio (Subsequentes) do Campus Avançado Três Corações visitaram a empresa Rosas de Jardim, localizada às margens da Rodovia Fernão Dias. A visita técnica faz parte de atividades previstas nas disciplinas de Gestão do Agronegócio e Logística do Agronegócio, sendo organizada pela professora Márcia Aparecida de Paiva Silva, que acompanhou os alunos juntamente com a docente Aline Pereira Sales Morel.

O objetivo principal foi possibilitar o conhecimento e a identificação das peculiaridades da atividade produtiva de mudas de flores, com enfoque nas operações logísticas internas, de abastecimento e distribuição. Assim, buscou-se identificar os insumos necessários, as técnicas de produção e as estratégias de distribuição das mudas  produzidas e comercializadas.

Eles conheceram o processo produtivo de mudas  e  suas especificidades, a execução das tarefas por parte dos colaboradores e o estoque dos produtos destinados ao consumidor final. Foi observado o comprometimento da empresa quanto à evolução tecnológica do processo produtivo e empenho no atendimento das necessidades dos clientes, especialmente no que se refere a operações logísticas (estoque, embalagem e transporte).

Por meio da experiência, os futuros técnicos tiveram a oportunidade de identificar o perfil produtivo de uma instituição especializada no setor do agronegócio, que atende clientes em todo o Brasil, por meio do comércio eletrônico. Na oportunidade, foi possível ter mais informações sobre a tecnologia da empresa fornecedora, além de esclarecimento sobre o processo de enxertia - para o desenvolvimento das mudas -, cultivo em estufas, programação e sazonalidade da produção, estratégias de definição do frete, entre outros.

Sobre a Rosas de Jardim

A empresa Rosas de Jardim iniciou suas atividades com cultivo de plantas ornamentais na década de 1970. Durante esse período, acumulou experiência e conhecimento no ramo de paisagismo. Em 2008 observou a falta no mercado de mudas de rosas desenvolvidas especialmente para plantio em jardins. A partir de então, surgiu o modelo de negócios da empresa, que conta com uma  fornecedora alemã, especializada na criação e melhoramento de novas variedades de rosas para jardim em todo mundo.

Texto: Professora Márcia Ap. de Paiva Silva
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS