Página inicial > Notícias > Visita técnica

Visita técnica

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h14 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h15

Alunos do Campus Avançado Três Corações participam de visita técnica ao Fab Lab do INATEL

1Foto de destaqueNa última terça-feira, 23 de abril, estudantes do Campus Avançado Três Corações participaram de uma visita técnica no Fab Lab (laboratório de fabricação) do Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, em Santa Rita do Sapucaí. A visita faz parte do Projeto Integrador: Startup Makers, composto por alunos e professores dos cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Mecânica ofertados no Campus Avançado do IFSULDEMINAS. No total, 37 alunos participaram e foram acompanhados dos professores Donizeti Leandro de Souza, Tiago Rocha Melo e Lourdes Aparecida Ribeiro.

O objetivo da visita foi conhecer tecnologias utilizadas no desenvolvimento da cultura Maker, além de identificar possíveis soluções de tecnologias para o desenvolvimento de projetos inovadores voltados para diferentes áreas de aplicação. A visita contou também com uma palestra sobre movimento maker, apresentação dos equipamentos do FabLab INATEL, funcionamento e tipos de projetos que podem ser executados, além da visita ao campus para os alunos conhecerem outros ambientes laboratoriais, incluindo o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias Assistivas, laboratório de robótica, comunicação 5G, dentre outros. Atividades práticas também foram realizadas, como oficinas de impressão 3D, montagem de protótipos a partir da utilização de cortadoras a laser e funcionamento de outros equipamentos utilizados na prototipação e desenvolvimento de produtos.

Para Donizeti Leandro de Souza, professor do Campus Avançado Três Corações, “a visita foi importante para despertar a cultura empreendedora em nossos alunos e pela necessidade dos mesmos terem um contato mais próximo com instituições pioneiras no desenvolvimento da cultura Maker, sendo o INATEL uma importante referência sobre o assunto. Ademais, a visita permitiu que os alunos conhecessem diferentes projetos inovadores que podem servir de inspiração para o sucesso das pesquisas a serem desenvolvidas por eles na disciplina de Projetos integradores do Campus Avançado Três Corações”.

Texto: Donizeti Leandro de Souza
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS