Página inicial > Notícias > Olimpíada Internacional

Olimpíada Internacional

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 09h58 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 10h25

Campus Avançado de Três Corações participa da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

IMG 20190405 160619401Nesta última sexta, 05 de abril, os alunos dos cursos integrados do Campus Avançado de Três Corações participaram da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF). Foram 25 discentes, sendo 19 inscritos na equipe do 1º ano e seis  na equipe de 3º ano.

“Conheci a OIMSF no ano passado e ela foi implementada enquanto atuava no IFPR. Neste ano, apresentei a ideia aos professores de matemática do Campus Avançado de Três Corações, e nos inscrevemos. De fato, é uma olimpíada diferente, em que  todos podem contribuir de forma significativa no desenvolvimento lógico de cada questão, debatendo as ideias com a equipe até chegar no resultado final. É nítida a satisfação e o envolvimento de todos ao realizarem a prova”, explica a professora Crisiane Rezende Vilela de Oliveira.

Para a aluna do 1º ano do curso Técnico em Informática integrado, Giullia Maria Ribeiro Calenzani, “foi uma experiência muito boa poder ter participado, pois é um treino e um desafio muito importante para nossa caminhada escolar e crescimento. Além disso, pudemos debater com os colegas e resolver as questões juntos, colocando em prática também a união.”

Já para Maria Clara Vilela,  do 1º ano do curso Técnico em Mecânica Integrado, “a experiência da prova foi a representação do trabalho em equipe, pois os participantes apoiaram-se em todos os momentos e questões.”

"Na minha opinião a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é uma prova muito interessante, pois podemos testar os nossos conhecimentos. Grande parte das questões era por um raciocínio lógico, que você tinha que ler e ter uma boa interpretação para que pudesse resolver as questões”, disse Raquel Teodoro Resende,  do 1º ano do  Técnico em Administração.

Sobre a OIMSF

Trata-se da seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques), organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em SP, do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo (CONSED), do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Bragança Paulista) e apoio para a divulgação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Dentre os vários objetivos estão aproximar os países estrangeiros por meio do estudo da matemática, bem como aproximá-la das línguas modernas. O evento ainda busca promover o interesse pela disciplina, desenvolver o trabalho em equipe, envolver os jovens nas comunidades escolares e propor iniciativas centradas nos estudantes.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informação da prof.ª Crisiane Rezende Vilela de Oliveira
11/04/2019