Página inicial > Notícias > Projeto: Horta Escolar

Projeto: Horta Escolar

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h01 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h01

Alunos do projeto “Horta Escolar” realizam primeira colheita

IMG 20180815 WA0006No dia 03 de outubro, os estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática do Campus Avançado Três Corações, que compõem o Projeto Integrador Horta Escolar, realizaram a primeira colheita do projeto. A ação foi orientada pelo professor Edilson Luiz Cândido, que acompanhou os estudantes juntamente com a professora Márcia Aparecida de Paiva Silva.

Na oportunidade, foram colhidos alface e cebolinha, que foram plantados em meados de agosto, sob a orientação do professor Renato Saldanha Bastos, também membro da Horta Escolar. As atividades realizadas no projeto apresentam caráter multidisciplinar, por envolver temas relacionados às disciplinas de Biologia, Química e Gestão do Agronegócio, além das contribuições práticas do professor Adriano Cássio Baldim, o que agrega na formação dos alunos.

As culturas recebem os tratos dos próprios estudantes sob a supervisão do coordenador, professor Edilson e dos demais membros. O manejo é isento de insumos agroquímicos, com a utilização de esterco e controle de pragas e doenças a partir de produtos naturais. Dessa forma, busca-se cumprir o objetivo do projeto em relação a proporcionar aos estudantes o vínculo entre educação, alimentação saudável e interação com a natureza, com enfoque na promoção de técnicas produtivas sustentáveis, contribuindo para a formação interdisciplinar. Em sintonia com a proposta de trabalho, os produtos provenientes da primeira colheita foram distribuídos entre os alunos membros do projetos, que tiveram a oportunidade de consumir hortaliças por eles cultivadas.

Texto: Professora Márcia Aparecida de Paiva Silva
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS