Página inicial > Notícias > Projeto cultural

Projeto cultural

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 09h24 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 09h24

Projeto de cultura oral e folclore regional movimenta o Campus Avançado Três Corações

Na semana marcada pelo dia nacional do folclore (22 de agosto), estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participaram de um projeto para fortalecer e valorizar a cultura regional, aproximando-os de suas raízes.

Construído em diferentes etapas, o projeto contou com o trabalho dos estudantes do primeiro ano que pesquisaram e gravaram relatos de histórias e “causos” nas cidades de Três Corações, São Thomé das Letras, Varginha, São Bento do Abade e região do Circuito das Águas para depois apresentá-los à toda comunidade por meio de curtas, cartazes, músicas, teatro e apresentações diversas. De acordo com o professor Igor dos Santos Alves, “o momento mesclou criatividade e bom humor, proporcionando a todos conhecer um pouco mais sobre histórias do imaginário popular na região. Nós saímos satisfeitos com os resultados e pretendemos lançar um livro com as histórias coletadas”.

Além disso, o projeto contou com a “tarde da paçoca”. O servidor Luis Fernando contou a história do prato típico, explicou sua evolução e processo de fabricação. Com a ajuda dos alunos, o alimento foi feito no campus e distribuído para posterior degustação.

O projeto cultural foi coordenado pelos professores da área de linguagens do Campus Avançado Três Corações: Emanuela Francista, Amauri Araújo e Igor Alves.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS com a colaboração de Igor dos Santos Alves
31/08/2018