Página inicial > Notícias > Horta Escolar

Horta Escolar

Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 10h04 | Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 11h41

Alunos do projeto Horta Escolar visitaram campus do IFSULDEMINAS em Muzambinho

Estudantes conheceram unidades como a de Olericultura e a de Jardinagem e Paisagismo

No dia 25 de julho de 2018, os estudantes do curso Técnico Integrado em Administração e Informática do Campus Avançado Três Corações, que compõem o Projeto Integrador Horta Escolar, visitaram o Campus do IFSULDEMINAS de Muzambinho.

O Projeto Horta Escolar tem o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento prático acerca da implantação da horta no ambiente escolar, trabalhando de forma interdisciplinar a Biologia, a Química e a Gestão de Agronegócio, com enfoque na promoção de técnicas produtivas e sustentáveis. Além disso, visa a proporcionar aos discentes o vínculo entre educação, alimentação saudável e interação com a natureza

O roteiro foi iniciado pela visita à unidade de Olericultura, onde foi possível conhecer a realidade da horta do Campus Muzambinho, com enfoque sobre a seleção de produtos, o volume a ser produzido, a divisão do espaço entre as culturas, o ciclo produtivo das principais culturas, as técnicas de manejo utilizadas, a interação química das propostas; assim, foi possível identificar alternativas visando à produção de alimentos saudáveis, a partir de técnicas sustentáveis.

Nesse contexto, foi possível observar a importância do planejamento, para o atendimento da demanda dos produtos da horta; além de se constatar os recursos necessários às culturas e as alternativas de produtos e técnicas de cultivo, considerando os custos de produção e a produção sustentável. O responsável pelo setor, professor Bráulio Rezende, acompanhou toda a visita repassando as informações e orientando os membros do projeto de Três Corações.

Posteriormente, a equipe de Três Corações visitou a unidade de Jardinagem e Paisagismo, onde foi possível conhecer as diferentes espécies cultivadas, considerando modelos de reprodução, ciclos produtivos e os sistemas de manejo. Por meio da atividade dessa seção, é realizado o paisagismo de todo o campus, que é um diferencial daquela unidade do IFSULDEMINAS. Nesse setor, foi apresentado o processo de compostagem para a produção de adubos, utilizados no manejo da atividade.

A visita técnica fez parte das atividades previstas para o Projeto Integrador Horta Escolar, foi organizada pelo professor Edilson Luiz Cândido, que acompanhou os estudantes juntamente com a professora Márcia Aparecida de Paiva Silva, e permitiu que os membros pudessem inteirar-se de experiências com vistas à execução do projeto no Campus Avançado Três Corações.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da professora Márcia Paiva

Data: 08/08/2018