Página inicial > Notícias > 2ª Feira de Ciências

2ª Feira de Ciências

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 10h47 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h33

2ª Feira de Ciências e Conhecimentos acontecerá entre os dias 14 e 15 de setembro

Nos dias 14 e 15 de setembro, o Campus Avançado Três Corações promoverá a 2ª Feira de Ciências e do Conhecimento. Serão 48 trabalhos de pesquisa em diversas áreas como Linguagem, Informática, Mecânica, História, Matemática, Física e Biologia, com a presença dos alunos do campus e visitação de escolas de Três Corações. Toda a comunidade está convidada a prestigiar os projetos desenvolvidos pelos estudantes do IFSULDEMINAS.

Publicado em: 12/09/2018

____________________________________________________________________________________________________

Prorrogadas as inscrições para 2ª Feira de Ciências e Conhecimentos

- Retificação

O Campus Avançado Três Corações informa nesta segunda-feira, 27 de agosto, que foram prorrrogadas as inscrições para 2ª Feira de Ciências e Conhecimentos. De acordo com a nova data, os interessados terão até o dia 31 agosto para realizar a inscrição.

Etapa Período
Inscrições de trabalhos 30 de Julho à 31 de Agosto de 2018
Divulgação da programação do evento A partir de 05 de Setembro
Montagem dos stands 13 de Setembro (15h às 18h)
Abertura do evento 14 de Setembro (sexta feira)
Apresentação de trabalhos, atividades culturais e visitação 14 e 15 de Setembro
Cerimônia de premiação e encerramento 15 de Setembro (11h às 12h)

Publicado em: 27/08/2018

2ª Feira de Ciências e Conhecimentos mobiliza estudantes da educação básica

Inscrições abertas de 30/07 a 24/08. Podem ser inscritos temas e projetos sobre Ciências, Tecnologias e Conhecimentos

Inscreva-se aqui!

Edital 18/2018

De 30 de julho até 24 de agosto de 2018 estão abertas as inscrições para a II Feira de Ciências e Conhecimentos do Campus Avançado Três Corações. A Feira é realizada com o objetivo de mobilizar alunos da educação básica em torno de temas e projetos sobre Ciências, Tecnologias e Conhecimentos que valorizem a criatividade, a cultura e a ação científica inovadora.

A 2ª Feira de Ciências e Conhecimentos é aberta à visitação das escolas de Educação Básica, tanto públicas quanto particulares, de Três Corações. Poderão ser apresentados trabalhos que sejam resultados de projetos acadêmicos ou de projetos específicos para o evento, oriundos da colaboração entre discentes, docentes e técnicos do Campus Avançado Três Corações. Os projetos podem abranger diversas áreas, como Divulgação Científica, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens, Artes, dentre outras.

Os interessados em apresentar trabalhos na II Feira de Ciências e Conhecimentos deverão submeter previamente suas propostas pelo site. Poderão se inscrever somente os alunos regularmente matriculados no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações e as inscrições só poderão ser realizadas pelo orientador do trabalho. Os trabalhos serão realizados em equipes, sendo que cada equipe deverá ser composta de 3 (três) à 5 (cinco) estudantes.

Categorias de trabalhos

A 2ª Feira de Ciências e Conhecimentos terá duas categorias de trabalhos: Ciências da Natureza e Tecnologias e Ciências Sociais, Humanas, Linguagens e Artes. Os participantes deverão escolher uma das categorias para qualificar e submeter sua proposta.

Além da escolha da categoria, os participantes irão elaborar um diário de bordo, no qual será feita a descrição do processo de elaboração do trabalho e colocadas as fotos das ações realizadas. O Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual o estudante registra as etapas que realizou no desenvolvimento do projeto. Este registro é detalhado e indica datas e locais de todos os fatos, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises.

Seleção

Todos os trabalhos submetidos à II Feira de Ciências e Conhecimentos serão analisados pela comissão organizadora do evento. Os resumos submetidos serão analisados e selecionados conforme os critérios de:
- Objetivos claramente definidos,
- Relevância do trabalho e
- Descrição clara do que será apresentado no evento.

Avaliações dos Trabalhos

A comissão avaliadora dos trabalhos será formada por membros externos e internos ao campus, convidados pela comissão organizadora do evento. Serão professores de outras instituições federais de ensino, professores das escolas públicas de Três Corações, acadêmicos das pós-graduações do campus Três Corações, representantes de empresas da região e membros da comunidade local.

Premiação e certificação

Todos os trabalhos serão avaliados e três projetos que obtiverem as maiores notas serão premiados. Após a classificação final, trabalhos que se encaixarem no escopo de inscrição da Feira Brasileira de Ciências poderão ter indicação para participação na edição 2019 da edição nacional. Serão emitidos certificados para todas as equipes participantes.

Etapa Período
Inscrições de trabalhos 30 de Julho à 24 de Agosto de 2018
Divulgação da programação do evento 05 de Setembro
Montagem dos stands 13 de Setembro (15h às 18h)