Página inicial > Notícias > Mesa redonda

Mesa redonda

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 10h11 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 10h20

Alunos do Campus Avançado Três Corações participam de mesa redonda sobre mito do Sul de Minas

O evento foi organizado pelo Mestrado em Letras da Unincor

foto1No dia 07 de junho, alunos dos cursos Técnicos Integrados em Mecânica, Informática e Administração participaram, como ouvintes, de uma mesa redonda sobre o documentário: "O Sete orelhas - herói bandido", que aconteceu na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). A mesa redonda foi promovida pelo Mestrado em Letras, no II Seminário Minas Gerais: Diálogos literários e linguísticos.

A participação dos estudantes faz parte de um projeto que será desenvolvido, no terceiro bimestre, no Campus Avançado Três Corações, pelos professores de Línguas e Artes, Amauri Antunes, Emanuela Francisca e Louise Oliva, com tema: "O extra e o intraterrestre no Sul de Minas. Serão realizadas atividades referentes a mitos e peculiaridades do saber popular e cultural do Sul de Minas.

O critério para a seleção dos alunos que participaram da mesa redonda foi relativo à ligação com São Bento Abade, cidade em que o mito de Januário Garcia (o Sete orelhas) se consolidou. Todos os alunos que possuíam residência na cidade ou parentes de primeiro grau puderam prestigiar e aprender um pouco mais sobre um "causo" do Sul de Minas que se tornou tema de dissertação de mestrado e é retratado na literatura brasileira e em diversos livros históricos e historiográficos.

"O causo"

A história passa no século XVIII, quando Minas Gerais ainda era uma capitania da Coroa Portuguesa. A lenda diz que para vingar a morte do irmão, causada por conflito na demarcação de terras, que hoje ficam em São Bento Abade (MG), Januário Garcia teria feito justiça com as próprias mãos e arrancado as orelhas das sete pessoas envolvidas no crime. Daí, teria surgido a alcunha "O Sete orelhas".

A aluna Beatriz Lima, do 1º ano do curso Técnico em Administração integrado contou sobre a experiência em participar da mesa redonda. "Gostei muito de participar, pois tenho um tio-avô que fez parte do documentário, sendo entrevistado pelo Bruno Maia (diretor e responsável pelo documentário). Foi importante ver um parente meu falando de um mito que ouço desde pequena, ocorrido na minha cidade!”, ressaltou Beatriz. Participaram também como ouvintes, alunos que são monitores de Língua Portuguesa. O monitor Luiz Gustavo Ferreira que cursa o 1º ano do curso Técnico em Mecânica comentou que "foi muito prazeroso e educativo participar de um evento assim. Nunca imaginei que para se produzir um documentário precisava de tanta pesquisa e estudo. Aprendi muito como é um curso de Mestrado e o que eles fazem também!".

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da professora Emanuela Francisca Ferreira Silva
11/06/2018