Página inicial > Notícias > Feira do Livro

Feira do Livro

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 14h43 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 14h43

Projeto “Eu Passarinho” participa da 18ª Feira do Livro de Campanha

WhatsApp Image 2018 04 05 at 15.20.19Entre os dias 05 e 07 de abril foi realizada a 18ª Feira do Livro de Campanha. Esta edição contou com a participação dos alunos do Campus Avançado de Três Corações. Os professores de Língua Portuguesa Amauri Antunes, Emanuela Silva e Louise Oliva juntamente com 82 estudantes fizeram apresentações de poesias e músicas.

Os alunos recitaram poesias de Mário Quintana e Manoel de Barros com pequenas performances teatrais. O professor Amauri Antunes abriu a apresentação do IFSULDEMINAS falando sobre a vida e obra destes dois grandes poetas brasileiros. Os alunos que se apresentaram foram selecionados no Projeto "Eu passarinho" realizado pelos professores de Língua Portuguesa do Campus Avançado Três Corações. Este projeto fomentou a pesquisa e o estudo das obras de Manoel de Barros e Mário Quintana, além de promover a socialização por meio de um grande sarau realizado no campus. As melhores apresentações foram selecionadas para se apresentarem na Feira, "O nome do projeto é uma homenagem a Mário Quintana e seu 'Poeminha do Contra' - 'Todos esses que aqui estão atravancando meu caminho, eles passarão... eu passarinho!'. Essa foi a intenção do projeto: que nossos alunos com suas poesias e performances sejam "passarinhos" em suas jornadas estudantis; nosso campus oferece mais que um ensino técnico: um ensino humanizador", comentou a professora Emanuela Silva.

Apresentação do coral

O Coral "Vozes dos Corações" do Campus Avançado Três Corações, regido pela maestrina Aliciane Dalpra encerrou a apresentação do campus com duas poesias de Mário Quintana e uma poesia de Manoel de Barros que foram musicalizadas. O coral iniciou sua apresentação com o arranjo da cantora Joyce Silveira Moreno para o Poeminha do Contra (MÁRIO QUINTANA) do álbum Passarinho Urbano (1975). A regente e também cantora Aliciane Dalpra cantou a capela a primeira parte e convidando o coral a acompanhá-la na segunda vez. Essa mesma canção encerrou a apresentação em que os coralistas saíram cantando em direção ao público que ovacionou o coral. O coordenador e idealizador da FLIC, José Reinaldo dos Reis Ferreira comentou que, " essa é a primeira vez que a Feira acontece no ginásio municipal de Campanha, e quando o coral Vozes dos Corações começou a se apresentar, ouve um silêncio sagrado em que a música tomou conta de todo o espaço."

A apresentação contou ainda com um diferencial, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Administração Integrado encenaram as duas canções apresentadas posteriormente com encenação e dança com fitas. A professora Emanuela Silva disse que, “foi uma apresentação, diria encantadora, pois fez com que jovens, crianças e todo o público presente parasse por um instante e mergulhasse nas obras desses grandes poetas de nossa literatura! Com recitações, música, dança e performances o Campus Avançado Três Corações encantou a todos!”.

Texto: Professora Emanuela Silva
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS