Página inicial > Notícias > Visita - Monte Verde

Visita - Monte Verde

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 13h54 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 15h23

Alunos do Campus Avançado Três Corações realizam vivência em trilha ecológica

No dia 23 de agosto, os alunos dos cursos Técnicos Integrados em Informática e Administração do Campus Avançado Três Corações visitaram a cidade de Monte Verde/MG. Com objetivo de vivenciarem uma trilha ecológica, a atividade interdisciplinar envolveu as disciplinas de Educação Física e Biologia. Acompanhados pela professora Márcia Lisboa e pelo professor Edilson Cândido, os alunos subiram até a Pedra Redonda.

Relatos dos alunos

“No início da trilha não sentimos algo muito intenso, talvez fosse por intermédio da quebra da relação urbano-natureza. Porém, em meados do trajeto, pudemos perceber certa tranquilidade em relação ao ambiente que nos circundava, algo relaxante. Os deveres e problemas já não eram o foco, como se todo aquele verde fosse a única coisa com a qual devêssemos nos preocupar, ou melhor, admirar. Nos deparamos com paisagens lindas, vistas exuberantes e, como nem tudo são flores, também com alguns tombos e cansaço físico. Em algumas partes do percurso o solo era bem íngreme, com várias raízes dificultando o acesso, exigindo certo esforço de nossos músculos, resultando em algumas dores. Ao subirmos a Pedra Redonda, nos deparamos com uma paisagem incrível, onde pudemos visualizar o trajeto realizado, as grandes porções de terras que se estendiam de uma serra à outra, a vista aérea da região e o marco da divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O cume da pedra tem também muito espaço para sentar, relaxar e curtir a bela paisagem” - Alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado Informática.

“Durante a trilha, observamos a variedade da vegetação presente no ambiente, a qual só havíamos visto em slides disponibilizados pelo professor em apresentação sobre o reino vegetal, sendo possível observar araucárias, entre outras. As aulas teóricas de Educação Física abordaram as capacidades físicas do nosso corpo, o que só havíamos testado em pequenas caminhadas ou em jogos nas aulas. Pudemos sentir com mais intensidade os nossos músculos em ação e observar partes da natureza não modificada pelo homem. A sensação de estar em um lugar de altitude elevada e poder vislumbrar coisas tão belas como, por exemplo, as nuvens e a vegetação por um ângulo diferente, nos trouxe um misto de medo, admiração, paz e prazer interior” - Alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado Administração.

“Vivenciamos o chamado “exercício verde”, que é a prática de atividades físicas em locais com natureza abundante, proporcionando bem-estar, que nos auxiliou a completar a trilha com bom humor e autoestima elevada. Além disso, este tipo de exercício melhora nosso equilíbrio emocional, diminuindo nosso estresse diário e permitindo um melhor aproveitamento da trilha. Vale ressaltar que o exercício ao ar livre propicia a produção de vitamina D e nos dá incentivo a chegar ao destino e presenciar a bela paisagem e energia positiva do local. Tal viagem, além de um aperfeiçoamento intelectual, nos proporcionou também um valor sentimental, afinal é um grande aprendizado para os alunos sair da teoria de sala de aula e passar a conhecer amplamente o conteúdo, pois todos os assuntos estudados em aula, a natureza de Monte Verde nos permitiu perceber, melhorando a dinâmica do aprendizado e despertando maior interesse pelo assunto” - Alunos do curso Técnico Integrado Administração.

Texto: Professora Márcia Lisboa
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS