Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Destaque no GreenMetric
Início do conteúdo da página

Destaque no GreenMetric

IFSULDEMINAS conquista 6º lugar no ranking das instituições de ensino brasileiras mais sustentáveis do mundo

green metric 2018 2Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Federal do Sul de Minas aparece em destaque no UI GreenMetric World University Ranking. Nesta edição, entre as instituições brasileiras participantes, o IFSULDEMINAS obteve o 6º lugar, subindo 688 pontos na nota geral. O ranking sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo.

Criado em 2010, na Universidade da Indonésia, os resultados do Ranking 2018 foram divulgados nesta quarta-feira,19 de dezembro. A nona edição contou com a participação de 719 instituições, 100 a mais que em 2017. Apenas 23 instituições brasileiras foram representadas no ranking. No topo da lista das universidades mais sustentáveis do Brasil e da América Latina, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O IFSULDEMINAS é o único instituto federal a compor o GreenMetric. O bom desempenho na gestão de recursos renováveis, como a geração de energia solar, é um dos principais responsáveis pelo reconhecimento da instituição no ranking de sustentabilidade. Essa política de gestão tem aliado a preocupação com a sustentabilidade à economia de recursos financeiros. Em 2017, o reitor Marcelo Bregagnoli foi convidado a falar sobre a estratégia de sustentabilidade da instituição no 3rd International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings (IWGM), realizado pela Universidade da Indonésia, na Turquia.

"Conseguiremos avançar ainda mais nas ações e, consequentemente, melhorar nosso resultado no GreenMetric, quando as ações de sustentabilidade forem sistêmicas e institucionalizadas em todas  as unidades. Desde o setor de compras, licitações, obras até os processos didático-pedagógicos em sala de aula, incorporado os conceitos da capacidade de sustentação ou conservação dos processos, sistemas e metodologias institucionais, avançaremos muito, especialmente com o apoio de pessoas estratégicas nas unidades para coordenarem o trabalho de difusão desse pensamento", comentou o reitor Marcelo Bregagnoli.

Entenda a avaliação do GreenMetric

A avaliação é organizada sob seis categorias principais: estrutura dos campi e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente. Das categorias individuais, a política de transportes da instituição foi a que mais contribuiu para o melhor posicionamento geral no ranking, alcançando 412 pontos a mais que em 2017, seguida da categoria atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente que subiu 267 pontos. No quadro geral, foram 688 pontos a mais que o ano anterior.

Energia renovável

O IFSULDEMINAS é o idealizador do Projeto IF Solar, responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos em mais de 80 campi da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. De acordo com o servidor Leonardo Manso, integrante da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFSULDEMINAS e um dos responsáveis pela elaboração do relatório enviado ao Green Metric, em 2018, a economia gerada foi de R$ 462 mil nas nove unidades da instituição. Em julho deste ano, o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina concedeu ao IFSULDEMINAS o selo solar, certificação que reconhece a geração de energia limpa e renovável. Outra ação conduzida pelo Instituto é um novo processo de compras de painéis solares que serão instalados em mais de 700 localidades de todo o Brasil.

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da Comissão do Plano de Logística Sustentável do IFSULDEMINAS

Data: 21/12/2018
Atualizado em: 22/01/2018

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página